Porto Velho/RO, 22 Março 2024 14:29:11
Diário da Amazônia

Câmara realiza sessão itinerante em aldeia

A Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP) realizou Sessão Itinerante, na Comunidade Ikolen Gavião na Reserva Indígena Igarapé Lourdes...

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 14/12/2017 às 05h45min

A Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP) realizou Sessão Itinerante, na Comunidade Ikolen Gavião na Reserva Indígena Igarapé Lourdes. Esta foi a quarta sessão itinerante sob a presidência do vereador Affonso Antônio Cândido (DEM). As anteriores foram nos distritos de Nova Londrina e Nova Colina, e na Escola Tiradentes IV. Ainda não se tem registro de outra sessão legislativa ordinária realizada no Brasil em uma aldeia indígena. “Estamos tratando essa sessão ordinária com a primeira no País a ocorrer em uma comunidade indígena”, garantiu Affonso Cândido. De acordo com o presidente da CMJP, a sessão itinerante na comunidade Gavião se destacou pela receptividade à comitiva legislativa. “Somos saudados por todos, que se pintaram, dentro de suas tradições, para nos receber e ouvir nossas propostas”, frisou.

O cacique geral do Povo Gavião, Catarino Sebirop, afirmou que a atual Câmara de Ji-Paraná foi a primeira a realizar uma sessão em terras indígenas. Segundo ele, a iniciativa foi importante para que os “não-índios” conheçam as tradições e cultura de seu povo.

Por outro lado, o articulador indígena Josias Gavião também cobrou a participação de índios nas sessões da CMJP e que seja estabelecida uma política municipal em favor dos povos indígenas. A sessão na comunidade foi proposta pelo vereador Marcelo Lemos (PSD). A sessão ordinária teve a participação de 15 dos 17 vereadores ji-paranaenses que se revezaram em pronunciamentos de apoio e agradecimento ao Povo Gavião. “A Reserva Indígena Igarapé Lourdes ocupa quase 30% da área do município de Ji-Paraná e é um patrimônio cultural e étnico de todos os rondonienses”, garantiu Joaquim Teixeira, vice-presidente CMJP.

No encerramento da sessão, os vereadores receberam cestas com castanhas-do-pará para comemorar o início da colheita e também participaram de uma dança tradicional para selar a amizade entre os povos.



Deixe o seu comentário