Porto Velho/RO, 24 Março 2024 10:27:06
Diário da Amazônia

Campanha contra a pólio e sarampo vacina 51% das crianças

A ‘Campanha Nacional Contra a Poliomielite e Sarampo’, feita em todo o país, conseguiu no último sábado (18) vacinar 51%..

A- A+

Publicado: 21/08/2018 às 16h13min

A ‘Campanha Nacional Contra a Poliomielite e Sarampo’, feita em todo o país, conseguiu no último sábado (18) vacinar 51% das crianças de um ano a menores de cinco anos, ou seja, metade do público-alvo. Na segunda-feira (20) foram aplicadas mais de 11,4 milhões de doses das vacinas contra a pólio e sarampo (cerca de 5,7 milhões de cada).

Segundo o Ministério da Saúde, até 31 de agosto, pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças precisam estar vacinadas, independente da situação vacinal delas, para criar uma barreira sanitária de proteção da população brasileira.

Foto: Blog da Mimis

Vale ressaltar que alguns estados e municípios ainda estão enviando os dados para o Ministério da Saúde. Além disso, é importante que o país se esforce para impedir que doenças já eliminadas e erradicadas não retornem ao Brasil.

“Esse é um movimento de todos, um trabalho de todos para proteger as nossas crianças. Pais e responsáveis devem levar as crianças que ainda não foram vacinadas, independente da situação vacinal anterior, já que neste ano a campanha é indiscriminada. O esforço do país é impedir que doenças já eliminadas não retornem o Brasil”, enfatiza o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

A recomendação para as crianças que não tomaram nenhuma dose da vacina contra poliomielite é que devem ser vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para os casos de crianças que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, pois não necessitam de uma nova dose

Casos de sarampo e pólio no Brasil

Dados do Ministério da Saúde mostram que entre os estados com melhor cobertura vacinal neste momento, estão: Rondônia, com 85,03% para a pólio e 83,45% para o sarampo, seguido por Amapá com 76,15% pólio e 75,96% sarampo. Entre as coberturas mais baixas, destacam-se: Rio de Janeiro, com 29,49% do público-alvo vacinado para pólio e 31,33% para sarampo e Pará, que tem 33,60% pólio e 33,59% sarampo.

O que é poliomielite e sarampo?

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos. Já o sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países sub-desenvolvidos. Seus sintomas incluem febre e manchas no corpo, e o tratamento é feito para atenuar estes sintomas.



Deixe o seu comentário