Porto Velho/RO, 03 Abril 2024 06:10:51
Diário da Amazônia

Campanha de prevenção à aids será em todo o Estado

Passados 30 anos da descoberta da doença grandes avanços foram alcançados, tanto no diagnóstico quanto no tratamento. O Brasil se..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 22/11/2017 às 05h45min

Passados 30 anos da descoberta da doença grandes avanços foram alcançados, tanto no diagnóstico quanto no tratamento.
O Brasil se tornou referência mundial na luta contra aids, devido à oferta ampla e gratuita das medicações pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e o incentivo à testagem deram ao País um panorama favorável no cenário global mas ainda há contextos a serem trabalhados.

Segundo Itallo Janses, coordenador da campanha as ações serão tocadas em várias frentes. “Treinamento para profissionais de saúde, ações diretas em grupos de risco, campanhas educativas e de orientação para testagem e detecção do vírus HIV, reuniões colaborativas com autoridades sanitárias, parceria com gestores de saúde e palestra para acadêmicos das áreas de saúde feitas”, destacou.

“Com essa estratégia ampla de ação, vislumbramos poder atingir positivamente o maior número de pessoas com informações”, acrestou.

Segundo Ítallo, o projeto percorrerá vários municípios do estado de Rondônia, a equipe da Cruz Vermelha ofertará palestras, treinamentos e realizará ações na comunidade.

“Nós da Cruz Vermelha temos ciência da importância do tema, desenvolver um projeto com tal envergadura é uma responsabilidade elevada que necessitará de vários atores da sociedade para lograrmos êxito; Imprensa, voluntários, agentes de saúde, líderes comunitários e representantes sociais, também serão alvos da nossa investida para conseguirmos maximizar o poder da campanha e atingir o maior número de pessoas. Temos uma meta ambiciosa, queremos levar informações e orientações ao maior número de pessoas possível, orientar quanto ao tratamento e lutar contra discriminação”, explicou.

Além das ações voltadas à saúde a Cruz Vermelha também desenvolve várias atividades humanitárias e assistenciais no Estado, responsável por ações no município de Ji-Paraná a assistente de projetos sociais da Cruz Vermelha, Daniely Amanti, destaca o projeto alimente uma vida que com apoio da Cruz Vermelha fornece semanalmente alimentação de qualidade para 150 famílias carentes da cidade, ações como esta estão sendo expandidas no Estado e em breve Porto Velho terá um ponto de distribuição de alimentos que atenderá 130 famílias semanalmente. (AI).



Deixe o seu comentário