Porto Velho/RO, 20 Março 2024 22:33:57
Diário da Amazônia

Capacitação em embutidos e defumados

A produção de embutidos e defumados valoriza o produto em até 50%.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 16/04/2017 às 06h35min

Foram necessários 125 quilos de carne de aves, suínos e peixe para a capacitação de 19 produtores rurais interessados na fabricação de embutidos e suínos. O curso foi ministrado pelas extensionistas da Emater-RO do escritório de Ji-Paraná em parceria com a comunidade Santa Izabel. Além de oferecer alternativas de alimentação, a atividade contribui na geração de lucro e renda da família.

Apoio

O curso de processamento de embutidos e defumados foi realizado na Linha 207 da comunidade Santa Izabel. Durante três dias a extensionistas Eliene Novais Pereira e Fátima Janones, da Emater/Ji-Paraná processaram as carnes junto com os participantes, ensinando-lhes as técnicas e os procedimentos necessários para processamento e boas práticas de produção.

Mais renda

Segundo Eliene, a capacitação veio atender ao anseio dos participantes. “Eles nos relataram que esse curso era um sonho de muito tempo e que agora estava sendo concretizado”, diz a extensionista.

Fátima Janones explica que, com o processamento, a produção de embutidos e defumados valoriza o produto em até 50%. “Além de gerar renda os produtores podem verticalizar a produção, processando, industrializando e vendendo o produto beneficiado.

Os participantes ficaram satisfeitos com a capacitação e pretendem fazer do aprendizado um negócio lucrativo.

Ingredientes

O encerramento do curso deu-se com uma confraternização entre os participantes que fizeram uma feijoada preparada com parte dos ingredientes processados.



Deixe o seu comentário