Porto Velho/RO, 31 Março 2024 02:03:21
RONDÔNIA

Carnaval 2018 no Espaço Alternativo

O Espaço Alternativo passa por um processo de revitalização até o final de dezembro.

Por Ana kézia Gomes Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 23/11/2017 às 05h00min

O Espaço Alternativo, que passa por um processo de revitalização, será palco de algumas atividades carnavalescas (Foto: Jota Gomes/Diário da Amazônia)

A prefeitura de Porto Velho autorizou que grande parte dos festejos do Carnaval 2018 aconteça no Espaço Alternativo, além das tradicionais festividades por regiões, sendo um dia de carnaval na zona Leste, outro na zona Sul e um na zona Norte. O Espaço Alternativo atualmente passa por um período de revitalização, segundo o Departamento de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), cujo prazo para término das obras é dezembro deste ano. A meta é entregar tudo finalizado para a população antes do carnaval, tanto os espaços, quanto as passarelas e estacionamento. De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Antônio Ocampo, a previsão é de que 12 blocos e sete escolas de samba se apresentem no Espaço, além de músicos que trabalham com frevo, samba de enredo e banda instrumental de sopro.

A população que se utiliza do Espaço para a prática de exercícios físicos se preocupa com a possível depredação do ambiente após as festividades. Carolina Motta, que frequenta o Espaço Alternativo regularmente, diz que é contra a realização do carnaval no local. “Acho válida a realização de festas culturais e acredito que a população merece eventos de qualidade. Se houvesse um planejamento eficaz para deixar o local limpo e organizado para que pudéssemos utilizar o espaço para atividades físicas, como normalmente acontece, não haveria problema algum, mas quase sempre o que permanece no dia seguinte é a sujeira, mal cheiro e até mesmo depredação do ambiente, tornando o local desagradável por muitos dias”, diz Carolina, que torce para que a limpeza, organização e ordem sejam mantidas.

PM fará segurança para evitar depredação no local

De acordo com presidente da Funcultural, uma parceria com a Polícia Militar (PM) garantirá a ordem. Como medida de segurança aos monumentos históricos que estão no local o presidente afirma que será impedido o acesso direto aos espaços históricos. O período momesco vai acontecer entre 28 de dezembro de 2017 e 18 de fevereiro de 2018, com essa data definida pelo decreto 14.820, de 20 de outubro, os grupos culturais estão legalizados a divulgarem, organizarem e montarem suas folias. Já a agenda de programações carnavalescas da Funcultural está prevista para começar no dia 12 de janeiro.

Antônio Ocampo destacou que este ano três emendas foram destinadas ao carnaval e juntas disponibilizarão cerca de R$ 500 mil. O presidente da Funcultural também se manifestou sobre os repasses às escolas de samba. “Eu não tenho culpa se a entidade carnavalesca está em dívida com o município. O repasse não foi feito porque a entidade carnavalesca não estava apta a receber o recurso. Este ano estamos orientando e capacitando individualmente as escolas de samba, e então faremos o repasse direto para as elas”, disse.



Deixe o seu comentário