Porto Velho/RO, 25 Março 2024 20:57:35
RONDÔNIA

Carnaval aumenta demanda no HJP

Em torno de 70% dos casos são vítimas de acidentes de trânsito.

Por Ana Kézia Gomes Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 08/02/2018 às 07h15min

Carlos Eduardo Araújo orienta que os casos de menor gravidade sejam atendidos nas UPAs (Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Em torno de 70% dos pacientes que chegam em estado de trauma ao Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, na capital, são vítimas de acidentes de trânsito. De acordo com a direção do hospital, essa estatística já é histórica e no período de carnaval há uma tendência de aumento dessa porcentagem abrangendo os mais variados graus de complexidade. Durante o período de carnaval de 2016 aproximadamente 80 atendimentos foram realizados em vítimas de acidentes de trânsito. “Então, para o carnaval deste ano, como sempre fazemos quando há aglomerações de pessoas em festas, estaremos com uma equipe de urgência e emergência completa, composta de várias especialidades, tanto clínicas quanto cirúrgicas, como cirurgia geral, neurocirurgia, ortopedia, cirurgia vascular, clínica médica e outas especialidades”, explicou Carlos Eduardo Rocha Araújo, diretor-geral do Hospital João Paulo II.

As recomendações do diretor-geral são no sentido de que a população se dirija aos postos de saúde e às Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) em situações de afecções de menor gravidade. “É importante que a população deixe apenas os casos realmente mais graves para o João Paulo II, como pacientes baleados, esfaqueados, com grandes traumas e fraturas, infartos, acidentes vasculares cerebrais e vítimas de acidentes de trânsito”, comentou. O João Paulo II atende emergências clínicas e traumáticas, sendo que os pacientes em estado de trauma são os que tiveram o corpo exposto a fatores não suportados pela fisiologia, comprometendo o funcionamento do organismo, enquanto os clínicos são geralmente consequências de doenças preexistentes, como infarto, acidentes vasculares e convulsões.

Prevenção contra acidentes

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) reforçou as atividades de fiscalização durante o período carnavalesco e atua também com ações educativas para conscientizar a população sobre os perigos dos acidentes de trânsito.

Durante o primeiro final de semana de fevereiro mais de 15 mil motoristas foram abordados em todo o País, dos quais 1.004 estavam com sintomas de embriaguez. Só em Rondônia, durante os dias 2 e 3 deste mês, foram realizados 1.280 testes de etilômetro, sendo 242 condutores autuados por embriaguez e 132 presos em flagrante pelo crime de embriaguez, em conformidade com o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com o Detran-RO, a Operação Lei Seca tem o objetivo de fiscalizar, orientar e punir os motoristas que combinam álcool e direção, mas a preocupação maior é sempre salvar vidas.

 



Deixe o seu comentário