BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Carnaval – Bainha é Rei na Corte do Asfaltão

Campeã do último carnaval das escolas de samba de Porto Velho (2016), o Grêmio Recreativo Asfaltão, vai homenagear no próximo sábado..

Publicado: 21/02/2018 às 05h30

Bainha no desfile da escola Asfaltão no carnaval de 2016 foi Gandhi este ano será ele

Campeã do último carnaval das escolas de samba de Porto Velho (2016), o Grêmio Recreativo Asfaltão, vai homenagear no próximo sábado dia 24, durante seu desfile na passarela do samba Edson Fróes, que será montada na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques), o sambista Waldemir Pinheiro da Silva – Bainha através do enredo: “Do Forte Príncipe ao Porto, hoje Bainha é Rei na Corte do Tigre”.

Bainha vai completar 80 anos de idade no mês de agosto. “Nasci no dia 11 de agosto de 1938 no Real Forte Príncipe da Beira e vim morar em Porto Velho em 1939 quando estava com 1 ano de nascido” conta Bainha. A decisão de homenageá-lo surgiu, justamente no dia da festa em comemoração aos seus 79 anos de idade, promovida pela sua família e pela diretoria da escola de samba Asfaltão, quando em determinado momento, o presidente da escola de samba Danilo Cardoso pegou o microfone anunciou: “É com muito orgulho que eu Danilo, presidente da escola, informo aos presentes, que por decisão unânime, os dirigentes da nossa agremiação decidiram, que em 2018 nosso enredo, contará a história do sambista BAINHA”.

Passada a euforia da festa de aniversário, os dirigentes da escola em especial a ala dos compositores, resolveu que o samba-enredo contando a história do Bainha, seria composto por todos os integrantes da Ala e assim nasceu um dos melhores sambas-enredo que a Asfaltão já colocou na avenida (leta abaixo).

A blogueira Luciana Oliveira toca surdo na Pura Raça

O público que comparecer à passarela Edson Fróes no próximo dia 24, (o Asfaltão será a última escola a desfilar), vai se deparar com alas que vão lembrar a história do samba em Porto Velho. Bainha ainda criança começou a frequentar as rodas dos boêmios da Vila Confusão e daí pra frente, não mais parou de marcar presença em tudo quanto foi roda de bambas. Criou em 1958 com outros carnavalescos, a escola de samba “Prova de Fogo” que depois se transformou em “Os Diplomatas do Samba”. Participou da criação de vários blocos que a época eram chamados de “bloco de sujo” entre eles, o bloco “Só Vai Quem Bebe” que só desfilava às segundas-feiras de carnaval. Vamos assistir alas que lembram o Bainha jogador de futebol de times como o Flamengo. Bainha fundador da escola de samba Mocidade Independente do KM-1 e o Bainha compositor e Mestre de Bateria da escola de samba Pobres do Caiari. Não é à toa que o Mestre Bainha é considerado o “Zé Pereira” do nosso carnaval, pois, além das escolas de samba, ele foi e é, compositor de marchinhas para blocos como Galo da Meia-Noite, Banda do Vai Quem Quer, Até Que a Noite Vire Dia, Calixto & Cia e muitos outros.

A boemia imperava na Mãe Preta, Anita e Tambaqui de Ouro e também no Bofetada que antigamente era o Brandão, a Boate Iracema era do Velho Maranhão. Tudo isso está na letra da sua obra prima “Sou da Sete de Setembro”.

O Tigre com certeza, vai reverenciar o Mestre Bainha no carro abre Alas do Asfaltão, durante o desfile do próximo sábado.
Com a bateria Pura Raça considerada uma das melhores da região Norte sob o comando de Danilo Cardoso e Admilson Knightz (Negão), com o samba sendo interpretado pelo Marcelo Luna e apoio do Argemiro Júnior, Waldison Pinheiro, Reginaldo Makumba e as Pastoras, a escola de samba Asfaltão vai em busca do bicampeonato consecutivo, cantando: “Do Forte Príncipe ao Porto – Hoje Bainha é Rei na Corte do Tigre

Por Sílvio Santos Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário