Porto Velho/RO, 23 Março 2024 15:19:01

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 15/07/2018 às 06h14min

A- A+

Cenários em escalada

Recentemente apresentado em Manaus pelo Ipea, o estudo “Brasil 2035 – Cenários para o Desenvolvimento” traz um misto de..

Recentemente apresentado em Manaus pelo Ipea, o estudo “Brasil 2035 – Cenários para o Desenvolvimento” traz um misto de preocupação e entusiasmo. A preocupação consiste em que o Brasil segue hoje o pior dos quatro cenários propostos no estudo: o “Vai Levando”. A confiança está em que os demais cenários propostos permitem supor uma escalada rumo à perspectiva de um futuro melhor.

O segundo cenário (“Crescer é o lema”) é desenvolvimentista: ocorre o crescimento, mas as riquezas não são distribuídas a todos. A dívida social, deixada em segundo plano, provoca tensões.

Ainda segundo o Ipea, o terceiro cenário seria um ainda incompleto “Novo Pacto Social”, que deveria ter sido o período sob a égide da Constituição de 1988, no qual sucessivos governos priorizam a dívida social e chegam a um crescimento moderado da economia, com os investimentos focados em setores tradicionais sem espaço para inovação.

A Amazônia ainda amarga sérios dissabores, que culminaram com a campanha contra a região intensificada no cenário “Vai Levando”. Só o quarto cenário, que merece uma análise posterior mais detalhada, poderá servir efetivamente aos interesses amazônicos.

…………………………………..

Sacramentado

A primeira definição importante sobre as eleições de outubro já foi tomada.  Trata-se da aliança PDT/PSB, com convenção conjunta no próximo dia 29, em Porto Velho, lançando Acir o senador Gurgacz (PDT) ao governo do estado e o ex-prefeito Jesualdo Pires (PSB) ao Senado. Com a coalizão formada, se desmentiram os boatos de cisão. E já existem mais seis partidos alinhados.

A boataria

Ainda sobre especulações, rola aquela dando conta que o atual senador Valdir Raupp e o presidente regional do MDB Tomás Correia conspiram contra a candidatura do ex-governador Confúcio Moura ao Senado que  tomaram proporções pelo estado. Como consequência da possível saída do páreo de Confúcio muita gente está se atirando a esta peleja, como o cassolista Carlos Magno (PP).

O estremecimento

O estremecimento do MDB com Confúcio deixou o terreno de boatos e das especulações e já pode ser considerado um fato. O governadoravel Maurão de Carvalho (MDB) confirmou no programa Rondônia em Debate que o ex-governador não esta lhe apoiando, mesmo com o nome de Maurão, aprovado pelo partido nas últimas reuniões. O MDB quer tesourar El Carecón.

Coelhos na cartola

No entanto, magic Confúcio nunca perdeu parada e esta acostumado ganhar as pelejas de virada, como nas duas suas eleições ao governo e no embate com os deputados estaduais na legislatura passada que queriam sua pele para tamborim, mas que acabaram tosquiados e chamuscados na peleja do impeachment. Por conseguinte, que Raupp e Tomás que aguardem, porque pode vir chumbo trocado.

Encontro do PDT

Com o propósito de ativar a militância na região do Café, o PDT realiza encontro hoje em Cacoal para discutir suas nominatas a Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa, e alianças com os partidos alinhados para o governo do estado. Uma grande coalizão já esta organizada para dar sustentação à candidatura do senador Acir Gurgacz ao governo do estado.

Via Direta

*** È uma farra de presidiários perambulando por Porto Velho, com ou sem tornozeleiras eletrônicas *** Até parece que as porteiras estão abertas nos presídios da capital *** José Jodam, o empresário rolimorense que deseja disputar o governo do estado pelo PSL, começa colocar seu bloco na rua *** Ele é o candidato de Jair Bolsonaro em Rondônia e pretende angariar o apoio do segmento do agronegócio.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas