Porto Velho/RO, 25 Março 2024 23:06:59
Diário da Amazônia

Centro de Zoonose divulga resultado de campanhas

Ji-Paraná conta com uma população canina e felina superior a 24 mil animais.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 13/01/2017 às 06h45min

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulgou o resultado final da campanha de vacinação de cães e gatos, realizada entre os meses de setembro e dezembro nos setores urbano e rural de Ji-Paraná. A informação foi prestada pelo diretor Antônio Adair Filho, que considerou a meta atingida como excelente, levando em consideração as dificuldades encontradas pelas equipes no decorrer do referido processo.

Segundo Antônio Adair, a primeira etapa da campanha foi realizada no setor rural que começou no mês de setembro, conseguindo vacinar 7.681 animais, entre cães e gatos, durante visitas feitas pelas equipes do Centro de Zoonoses em todas as propriedades rurais. “Queremos agradecer todos os moradores deste setor que receberam tão bem os nossos servidores”, disse Adair. Ele ressaltou que o trabalho terá continuidade com o objetivo de alcançar os outros quase seis mil animais que não foram encontrados.

Já na região urbana dos 18.508 animais, entre cães e gatos, 10.827 foram vacinados em duas etapas, primeiro e segundo distrito respectivamente. Somando a área urbana e rural, Ji-Paraná conta com uma população canina e felina superior a 24 mil animais. “Infelizmente, muitos donos de animais, especialmente, gatos não foram até os postos de vacinação atender o nosso chamado para proteger seus animais de estimação”, lamentou.

Capturas

Já neste início de ano, o trabalho do Centro de Controle de Zoonoses já começa neste primeiro mês. De acordo com o diretor Antônio Adair Filho, já na próxima semana a equipe de capturas estará em um determinado bairro para retirar das ruas cães e gatos encontrados abandonados, principalmente, aqueles capturados que apresentarem sinais de enfermidade, e consequentemente que estejam colocando em risco a saúde pública.

Capturado, Adair deixou claro que o animal é levado para a sede da unidade do Centro de Zoonoses, submetidos aos exames necessários, e conforme o caso, tratado. Depois recuperado, caso apareça o seu dono, o mesmo será devolvido sob o pagamento de multa. Se o dono não aparecer, o animal será colocado para doação de pessoas interessadas. “Primeiro vamos ‘atacar’ os bairros considerados, através de estatísticas, os mais problemáticos, depois estenderemos a captura para as demais comunidades”, concluiu.



Deixe o seu comentário