Porto Velho/RO, 20 Março 2024 11:51:23
Diário da Amazônia

Cerest de Cacoal orienta operários até dezembro

A ação, em Cacoal, teve início na quinta-feira (19) e deve seguir até dezembro.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 21/10/2017 às 05h35min

A orientação ocorre sobretudo sobre como trabalhar em ambientes de risco

O Centro de Referência em Saúde do Trabalho (Cerest) de Cacoal está orientando trabalhadores da construção civil sobre segurança. A visita dos técnicos nos canteiros de obras é apenas educativa, mas muito válida para lembrar esses profissionais da importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual. A ação teve início na quinta-feira (19) e seguirá até dezembro.

Durante alguns minutos os trabalhadores são convidados a darem uma pausa no trabalho para receberem as orientações. Na conversa eles são orientados sobre como trabalhar de forma segura nesses ambientes considerados de risco. O objetivo segundo a técnica em segurança do trabalho Amanda Maforte é conscientizar sobre a importância do uso de equipamento de segurança.
“O Cerest realiza trabalhos educativos e fiscalização nos ambientes de trabalho. Essa nossa ação é exclusiva para a construção civil, onde pretendemos visitar cerca de 60% das construções de Cacoal. Essas ações são educativas, são para orientar, distribuir materiais educativos e buscamos com isso promover a prevenção do acidente de trabalho”, contou Amanda.

Segundo dados do Cerest, cerca de 90% das empresas de construção civil oferecem aos profissionais os equipamentos de segurança, mas nem sempre os trabalhadores utilizam. “Ainda vemos a falta de conscientização do trabalhador sobre a necessidade da utilização dos EPIs, percebemos que a maioria das empresas disponibilizam esses equipamentos, que não são usados pela maioria dos profissionais”, destacou o técnico Ezequias Cruz de Souza.

Ainda segundo dados do Cerest de 2014, até agora foram registrados na região de Cacoal oito acidentes de trabalho fatais em decorrência de quedas. Para o órgão esses acidentes poderiam ter sido evitados se os trabalhadores estivessem usando equipamentos de segurança.

Além do trabalho de educação e fiscalização, o Cerest também é responsável por investigar casos de acidentes de trabalho. Em Cacoal o órgão atende outros 13 municípios.



Deixe o seu comentário