#EuCurto Diário da Amazônia
Geral

Chamada Escolar inicia na segunda-feira na capital

São 61 estabelecimentos de ensino que participam da Chamada Escolar na área urbana de Porto Velho.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 19/11/2017 às 06h00min

A prefeitura de Porto Velho inicia segunda-feira, 20, o período de pré-matrículas para os alunos novos nas escolas do município da zona urbana para o ano letivo de 2018. A Chamada Escolar, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), encerra na quinta-feira, 23, e pela primeira vez, além das escolas, poderá ser feita pela internet no site da prefeitura no endereço e-cidade.portovelho.ro.gov.br/matricula-online.

“A Chamada Escolar online é um fato inédito em Porto Velho e queremos salientar que esse é um período de pré-matrícula, quando a gente abre para alunos novos, ou seja, aqueles que ainda não estão na rede municipal de ensino. Quem já estuda em uma escola do município não precisa fazer a chamada, a matrícula dele é feita automaticamente”, explicou o secretário Marco Aurélio Marques, da Semed.

São 61 estabelecimentos de ensino que participam da Chamada Escolar na área urbana de Porto Velho. Neste ano, a prefeitura está disponibilizando 5.552 novas vagas destinadas a alunos novos que estão em idade escolar, mas ainda não estão estudando. Desse total de vagas, 5.111 são para a educação infantil (creche) e as 441 vagas restantes para o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

O secretário também fez questão de afirmar que se cadastrar na Chamada Escolar não significa que a vaga já está garantida, principalmente se o número de alunos cadastrados for maior que o número de vagas ofertadas. Para a efetivação da vaga há alguns critérios estabelecidos em comum acordo com o Ministério Público Estadual e o Conselho Tutelar como ser beneficiário do Bolsa Família ou pessoa com deficiência.

“Vamos abrir matrículas a partir de dois anos, por lei, a obrigação do município é com as crianças a partir de quatro anos. Os pais que quiserem cadastrar seus filhos têm que acessar o site da prefeitura. Se ele tiver dificuldade, pode procurar qualquer uma das escolas do município”, lembrou o secretário.



Escreva um comentário