Porto Velho/RO, 22 Março 2024 00:25:38
Diário da Amazônia

Chuvas mantêm nível do rio Machado

A preocupação com uma baixa repentina ainda é grande em Ji-Paraná.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 12/10/2017 às 05h05min | Atualizado 13/10/2017 às 14h03min

A última menor marca do rio Machado aconteceu em 23 de setembro de 1998

Apesar das últimas chuvas terem contribuído para manter o nível do rio Machado, acima do limite mínino exigido (6,28cm), a preocupação com uma baixa repentinamente ainda é grande. Disse esta semana o responsável pela medição para a Agência Nacional de Águas (ANA), Lucenir Sardanha. A semana começou com a régua de medição marcando na primeira hora da madrugada de segunda-feira (9), 6,58cm, ou seja, 30 centímetros acima do nível mínimo de navegação, considerada perigosa, principalmente, no período da noite.

Durante todo o primeiro dia da semana, o nível de manteve estável, com pequena diminuição chegando a cair 5 centímetros na passagem de segunda para terça-feira (11). Às 18h a régua marcou 6,58cm e às 22h, 6,57cm. Segundo Lucenir Sardanha, pela experiência dos últimos 14 anos, é possível prever que o nível do Machado ainda possa registrar oscilação até o começo do período das fortes chuvas, previstas para acontecer entre os meses de dezembro até meados de março. “Acredito que o tempo ‘pesado’ não demorará ocorrer como aconteceu no último ano”, disse Sardanha. Ele ainda lembrou que a última menor marca do rio Machado aconteceu em 23 de setembro de 1.998 quando o nível registro 6,09cm. Já em 2001, o Machado marcou uma de suas maiores cheias quando o nível da água passou dos 11,20cm.

Colônia

Para o presidente da Colônia dos Pescadores Z-9, Manuel Dantas, apesar das últimas chuvas, ainda existe risco do nível do rio baixar bastante. Segundo ele, independente do tempo, a atenção na navegação no Machado, principalmente no percurso dentro do perímetro urbano, deve ser redobrada. Ele também lembrou que neste período de estiagem, a pesca também fica prejudicada. “Os peixes no período da seca ficam mais no fundo, complicando ainda mais o trabalho do pescador, e é claro, o rendimento financeiro para o sustento de sua família”, afirmou.

Bombeiros

No último mês, o comandante do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), tenente Dos Santos já havia comentado sobre a situação do nível do rio Machado, não só em relação a região de Ji-Paraná, mas também em outros pontos do Estado. Ele acenou para o perigo da navegação com embarcações, em decorrência do aparecimento de pedras. Esta semana, ele voltou falar sobre as últimas chuvas, e alertou. “Somente com a chegada do inverno amazônico é que teremos uma navegação segura”.



Deixe o seu comentário