BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Cidade completa 36 anos de emancipação

O setor de construções civis e o comércio estão aquecidos.

Publicado: 08/11/2017 às 05h45

Jaru é uma das mais importantes cidades do estado de Rondônia. E nesta última terça-feira (7) completou 36 anos de emancipação político-administrativa. E especialmente nesse ano de 2017, vive um dos melhores momentos de sua história. É notório e indiscutível que o município voltou a crescer, tanto em desenvolvimento econômico, quanto em expectativa da população. O setor de construções civis e o comércio estão aquecidos.

Os serviços e obras públicas despontam com qualidade e eficiência. Tudo isso é reflexo de uma política positiva e responsável, e é claro, também por conta da confiança e parceria desse povo trabalhador. Localizado na região central do estado, o município de Jaru tem a 7ª maior população de Rondônia, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, de 55.806 habitantes. O município tem três distritos: Tarilândia, Santa Cruz da Serra e Bom Jesus; e um subdistrito: Jaru-Uaru. Jaru surgiu em torno de um dos postos telegráficos instalado em 1912, pela Comissão da Linha Telegráfica Estratégica Mato Grosso/Amazonas, chefiada pelo então coronel Cândido Mariano da Silva Rondon. Porém, o Vale do Rio Jaru era ocupado pelos seringais e seringueiros desde o século XIX, apesar da resistência imposta pela nação dos Jarus, que a tinham sob seu domínio, ocupando uma extensa área que se estendia desde o rio Jaru, afluente da margem esquerda do rio Ji-Paraná, até as margens do alto curso do rio Madeira.

Criação

Em 1915, a Comissão Rondon procedeu a exploração de estudos do Rio Jaru, mantendo este nome em homenagem aos primitivos habitantes: os Jarus. A ocupação atual do vale do Jaru, ocorreu a partir de 1975, com a instalação do Projeto Integrado de Colonização “Padre Adolpho Rohl”, pelo Incra, para assentamentos de colonos oriundos principalmente das regiões Centro Sul do País. (AI)

Por Assessoria

Deixe o seu comentário