Porto Velho/RO, 23 Março 2024 13:15:38
RONDÔNIA

CNA e Senar apresentam Sindicato Forte

Agricultores cobram juros menores para Programa de Agricultura de Baixo Carbono.

Por Woarlen Watanabe Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 12/03/2017 às 05h15min

Produtores da região Norte apresentaram como demandas principais a redução dos juros do programa ABC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), através da Administração Regional de Rondônia, realizou o encontro de Produtores Rurais nos últimos dias 08 e 09 na capital, para realizar cursos de formação, informação e capacitação a presidentes de Sindicatos de Produtores Rurais filiados à Federação da Agricultura de Rondônia (Faperon).

Durante dois dias, de acordo com a programação divulgada, lideranças do meio sindical rural receberam treinamento e informação a respeito de temas voltados à administração, negócios, tributação e legislação, além de programas aplicados pelo Senar, Receita Federal, o papel do Sindicato e a vigência do Cartão do Produtor.

O encontro, que apresentou o programa “Sindicato Forte”, foi dividido em vários módulos específicos voltados a realização de painéis, Worskshop e palestras interativas. No primeiro dia (7), além da abertura feita pela direção estadual da (Faperon) e do (Senar), os participantes obtiveram conhecimentos teóricos e práticos a respeito do “Programa Senar Nas Nuvens”, com o gerente Juvenildo Juvino e Arrecadação do Senar, pelo gerente do órgão do Estado, Paulo Avelar e, no período da tarde, sobre o “Cartão do Produtor”, com palestra ministrada por José Nogueira Silva, Consultor da Fiero.

O evento teve continuidade com a realização de palestra “O Papel do Sindicato” ministrada por Ademar Fernandes e Wilson Brandão Diniz Júnior, do Departamento Sindical Senar e CNA.

Juros menores para Programa de Agricultura

Em encontro realizado na sexta (10), em Porto Velho (RO), produtores da Região Norte apresentaram como demandas principais a redução dos juros do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e para a construção de armazéns, a regularização fundiária, o fortalecimento da assistência técnica e mais eficiência na operacionalização dos recursos para a agricultura familiar.

As prioridades dos produtores foram apresentadas em workshop para construção das propostas do Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018 promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com as Federações de Agricultura. O objetivo é reunir as contribuições do setor para a próxima safra.

Segundo o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, um dos pontos mais abordados pelos participantes foi em relação aos juros das linhas de crédito para financiar tecnologias sustentáveis por meio do Programa ABC.

“Devido à vocação natural da região em aliar a produção com a preservação, associado ao elevado custo dos insumos em função dos problemas logísticos, os produtores defenderam taxas diferenciadas para o Programa ABC”, afirmou Lucchi, um dos coordenadores do debate.

Outra questão amplamente debatida foi a regularização fundiária. Os representantes do Norte pediram mais agilidade do poder público para legalizar a titulação das propriedades rurais, pois esta questão tem sido um dos entraves para o acesso ao crédito rural.



Deixe o seu comentário