Porto Velho/RO, 26 Março 2024 04:03:39
Diário da Amazônia

COLUNA-A importância da logística de Rondônia

O tema significa importância para o desenvolvimento do Estado e proporciona a geração de novos empregos.

A- A+

Publicado: 14/04/2018 às 21h00min | Atualizado 14/04/2018 às 21h32min

Na última semana, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) foi palco de importantes discussão em torno da logística de Rondônia por meio da hidrovia do rio Madeira, em Porto Velho. O tema significa importância para o desenvolvimento do Estado e proporciona a geração de novos empregos.

O Diário traz na edição deste domingo do Diário Rural, a notícia sobre o impulso da produção de soja no Estado. Segundo informações da própria Fiero, a produção de soja já ultrapassou a produção de carne. É importante destacar que Rondônia tem uma população de mais de 13 milhões de cabeças de gado e exporta carne para diversos países por meio da hidrovia do Madeira.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé, sabe da importância da hidrovia e tem na logística como uma das principais bandeiras defendidas pela instituição visando a melhoria da competitividade da indústria rondoniense. Na ocasião do evento, Thomé ressaltou que o distanciamento dos mercados consumidores e dos fornecedores de insumos, faz com que o custo logístico seja determinante na formação do preço de venda.

No discurso de posse de Daniel Pereira (PSB), após a renúncia do ex-governador Confúcio Moura (MDB), foi destacado pelo governador a importância de Rondônia no contexto internacional. Pereira aproveito o período em que ocupou a função de vice-governador para visitar vários países em mostrar a potencialidade de Rondônia. O vice-governador também pavimentou vários caminhos que parecem estar no mesmo destino pavimentado pela indústria.

Ao longo do caminho, a Fiero sempre manteve uma boa sintonia com o Estado. Confúcio também aproveitou o segundo ano de governo para mostrar Rondônia para o mundo. Participou de palestras importantes, como a realizada no ano passado na Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp), que serviram para divulgar o potencial econômico do Estado de Rondônia e importância de necessidade de investir mais na logística. Todos sabem que a BR-364 faz parte dessa logística e precisa com urgência passar por uma recuperação eficiente.

A Rondônia Rural Show está se aproximando e será uma boa oportunidade para apresentação da potencialidade de Rondônia ao comércio internacional. Trata-se de uma das maiores feiras de tecnologia da Região Norte e que se tornou o carro-chefe do governo Estadual. A indústria faz parte do tripé do desenvolvimento do Estado e caminha no rumo certo.



Deixe o seu comentário