Porto Velho/RO, 31 Março 2024 21:03:41
Diário da Amazônia

COLUNA-A novela da Transposição dos servidores públicos

A medida vem se arrastando há mais de 8 anos e, até o ex-governador Confúcio Moura (MDB), desistiu de sonhar grande nesse projeto.

A- A+

Publicado: 10/04/2018 às 16h14min

Na estrutura governamental, existem milhares de servidores que estão bem próximo da aposentadoria, mas aguardam o desfecho da Reforma da Previdência para tomar decisão. Já em Rondônia, a situação bem diferente. Os servidores esperam migrar ao quadro da União com a promessa de terem os valores de seus salários elevados, o que aumentaria o valor bruto da aposentadoria.

A transposição dos servidores público de Rondônia ao quadro da União é uma novela longa e, os telespectadores ainda temem pelas cenas de um capítulo feliz. Ocorre que a medida vem se arrastando há mais de 8 anos e, até o ex-governador Confúcio Moura (MDB), desistiu de sonhar grande nesse projeto.

Mas sonhar não custa nada. Na última segunda-feira, o governador Daniel Pereira (PSB), recebeu em seu gabinete lideranças sindicais, e o deputado federal Nilton Capixaba (PTB), que está na sub-relatoria da MP 817/18 em tramite na Câmara dos Deputados. Se esperar com essa nova proposta incluir servidores que ficaram de fora da primeira etapa da transposição.

Se tudo caminhar como prevê a sub-relatoria, será possível incluir servidores do extinto Banco do Estado de Rondônia (Beron), Companhia de Água e Esgotos de Rondônia (Caerd) e da extinta Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron).

Na última sexta-feira, durante discurso de posse na Assembleia Legislativa, o governador Daniel Pereira disse que vai priorizar a transposição dos servidores públicos e firmou compromisso de rever a medida do governo federal que devolveu a folha do Estado mais de 700 policiais militares. Inclusive esses servidores teriam contraído dívidas por conta do aumento salarial e agora não estariam cumprindo obrigações.

Todos torcem para um bom desfecho da transposição, mas o servidor público não pode esquecer que o Brasil começa a entrar em clima de eleição onde tudo é possível, inclusive nada. Rondônia espera economizar um valor significativo com os salários desses servidores e, num futuro bem próximo, abrir concurso público para contratação de mais servidores em áreas estratégias da estrutura governamental.



Deixe o seu comentário