Porto Velho/RO, 21 Março 2024 22:45:48

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 09/04/2018 às 20h00min

A- A+

COLUNA-A pirataria na Amazônia

A presença de piratas na Amazônia é tão antiga quanto à de portugueses e espanhóis.

A presença de piratas na Amazônia é tão antiga quanto à de portugueses e espanhóis. A diferença entre os ibéricos e os piratas é que os primeiros davam cumprimento legal ao Tratado de Tordesilhas e os últimos agem em nome de interesses difusos, seja a serviço de reis, corporações ou quadrilhas.

Em séculos de prática, a pirataria causou prejuízos incalculáveis, a começar pela visita do naturalista francês Charles Marie de La Condaminee o roubo da borracha. Em sua versão moderna, a pirataria tem prejuízos anuais estimados em R$ 100 milhões em roubos de combustíveis.

Os prejuízos e a degradação ambiental que os piratas, turistas indesejáveis acarretam obrigam a agir em sentido contrário: a atração de visitantes benéficos, que reforcem as ações positivas e tragam sua contribuição ao desenvolvimento regional.

É bem-vindo, neste caso, o Plano Nacional do Turismo. Investir R$ 5 bilhões pelo Prodetur e criar dois milhões de novos empregos são perfeitamente viáveis quando se tem clareza quanto aos problemas e gargalos, conhecimento do potencial existente e capacidade para executar políticas de fomento à indústria que mais gera divisas e semeia amizade pelo mundo afora.

………………………..

Tem conspiração?

Nos círculos políticos já se fala que tem conspiração andando contra o atual governador Daniel Pereira (PSB) e o ex-governador Confúcio Moura (MDB). Os inconfidentes seriam os mesmos das fitas gravadas e mais o senador Valdir Raupp, grande interessado em se livrar da concorrência de Confúcio ao Senado. Será verdade?   

Peleja presidencial

Na disputa presidencial finalmente se confirmou a filiação de Joaquim Barbosa no PSB para a disputa do Palácio do Planalto. Se for levado em conta disputas estaduais, onde juízes e promotores já tem pego a ponteira, como é o caso do juiz Odilon Oliveira (PDT) no Mato Grosso do Sul, Joaquinzão tem boas chances.

Janela partidária

No Congresso Nacional o fim da janela partidária marcou o troca troca de quase 80 parlamentares  de siglas na Câmara dos Deputados. A maioria das mudanças ocorreu no estado do Rio de Janeiro, que tem dois presidenciáveis importantes, casos de Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia. Da bancada de Rondônia ninguém virou a casaca.

Peleja ao Senado

Se for analisado o fato dos candidatos ao Senado Aluizio Vidal (Rede) e Jesualdo Pires (PSB) serem pitocos, e a maioria dos concorrentes não, temos um problemão para Raupp Lava Jato e Expedito Compra Voto, que já estão na vala comum. Ainda mais que Vidal tende a ganhar na capital (um terço do eleitorado do estado) e Jesualdo levar a melhor na região central do estado.

Campanha acirrada

Que a bancada federal de Rondônia prepare o lombo para as chicotadas nesta campanha eleitoral. A maioria dos candidatos a Assembléia Legislativa – deputados estaduais e vereadores também – que tenho conversado pretende atirar pedras nos deputados e senadores, alegando que as obras federais no estado não andam por causa deles

 

Via Direta

*** Agora esta confirmado: a ex-secretaria Ivonete Gomes, do Site Rondônia Agora, vai disputar cadeira uma Assembléia Legislativa pelo PSD *** Ainda do ramo de sites, Everaldo Fogaça, do Observador, também entra na peleja **** O final de semana foi de definições e o MDB ficou com a chapa mais forte para o Legislativo estadual com cinco candidatos de ponteira *** E com o sol rachando a cuca, o verão amazônico esta voltando, torcida brasileira!


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas