Porto Velho/RO, 25 Março 2024 22:08:20

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 04/04/2018 às 20h00min | Atualizado 05/04/2018 às 08h40min

A- A+

COLUNA-As vacas magras  

A tragédia é outra e se apresenta como uma hidra de três cabeças: atraso, estagnação e retrocesso.

Em tempos de vacas magras, o baixo crescimento da economia brasileira no pós-recessão deve ser reconhecido como virtuoso. A tragédia é outra e se apresenta como uma hidra de três cabeças: atraso, estagnação e retrocesso.

Apenas uma instituição amazônica basta para denunciar a hidra brasileira. O corte de 40% dos recursos para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) é um retrocesso. A impossibilidade até de contratar motoristas para conduzir os pesquisadores às ações de campo conduz à estagnação dos trabalhos. A situação criada para as instituições de pesquisa do Brasil é de manutenção e piora do atraso relativo do país.

Não se pode qualificar a situação com outra palavra a não ser tragédia. No ciclo 2022: o Brasil que queremos, realizado na Comissão Senado do Futuro, a conclusão da audiência pública com os especialistas do setor foi que a restrição de recursos para educação, ciência e tecnologia está levando o país à decadência.

Lorde Ernest Rutherford, criador do modelo de átomo, dizia que “povos sem ciência e sem técnica estão condenados a carregar lenha e água para os mais esclarecidos”. O noticiário amazônico está repleto de cargas de lenha e água que favorecem os povos “esclarecidos” na proporção inversa à míngua dos recursos para a pesquisa.

……………………………………….

No muro

Acompanhei com atenção a entrevista do presidente estadual dos Democratas, o habilidoso Marcos Rogério, liderança em ascenção no estado, no programa Rondônia em Debate da TV Gazeta. Pareceu-me esquivo liso como um bagre e bem em cima do muro.  Ele Espera mais definições no cenário político estadual para se definir.

A herança

Na sua primeira eleição a Câmara dos Deputados a parlamentar Mariana Carvalho (PSDB) herdou uma grande massa de eleitores do então prefeito Mauro Nazif (PSB) que tinha sido deputado federal e exercia na época, 2014,  o cargo de alcaide na capital. Agora, os dois vão ter um confronto direto por um segmento de votos que já foi de Tomás e Guedes. Vamos às apostas.

Os encontros

Depois do sucesso do encontro estadual de Vilhena, marcado pela filiação do ex-prefeito Melki Donadon egresso do MDB e várias lideranças do Cone Sul rondoniense, o PDT esta organizando encontros estaduais em Ariquemes – com novas filiações – e Porto Velho. O senador Acir Gurgacz esta satisfeito com os reforços recebidos no Vale do Jamari e na capital.

Debandada?

Embora negue, uma debandada no MDB sugeria que a saída do governador Confúcio Moura do partido estava bem próxima. Depois da deputada estadual Rosangela Donadon (Vilhena), saiu o prefeito de Ariquemes Thiago Flores e segue pelo mesmo caminho o deputado Só na Bença (Pimenta Bueno). A irmã do governador Claudia Moura também estava definindo até terça-feira um novo partido.

Grande peleja

Esta se desenhando uma grande peleja as duas vagas ao Senado nesta temporada.  Para a reeleição Valdir Raupp (MDB), como predadores Expedito Junior (PSDB), Confúcio Moura (?????), Jesualdo Pires (PSB) e Aluízio Vidal (Rede) pintam como grandes protagonistas. Confúcio é favorito para uma das vagas e o outro nome vai depender do segundo voto.

 

Via Direta

*** Marinho da Caerd, com base na região de Machadinho do Oeste e Romeu Reolon, com domicilio eleitoral em Alto Paraíso reforçam a nominata de candidatos a Assembléia Legislativa do PSDC *** A lista ainda não esta fechada, aguardando a adesões no encerramento do troca troca partidário neste sábado, dia 7 *** O deputado estadual Hermínio Coelho confirmou seu ingresso no PC do B, do cacique Pantera *** A primeira dama Yeda Chaves deve reforçar a lista tucana para ALE-RO.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas