Porto Velho/RO, 21 Março 2024 20:36:43

J. Nogueira

coluna

Publicado: 04/04/2018 às 16h09min

A- A+

COLUNA- Informe Central

A secretaria de Obras de Ouro Preto D’Oeste deve tomar rápidas providências, quanto á situação do cemitério do Distrito de Rondominas

ABANDONO

A secretaria de Obras (semosp) de Ouro Preto D’Oeste deve tomar rápidas providências, quanto á situação do cemitério do Distrito de Rondominas, distante mais de 50 quilômetros do centro deste município. Moradores da localidade, na última semana, através das redes sociais, denunciaram o abandono do campo-santo. Um dos internautas, Geidson Moreira que também é professor, residente em Ariquemes que estava visitando familiares, imagens que mostram, entre outros, parte do muro do cemitério derrubado, e no seu interior, o mato tomando de conta de praticamente toda área. Segundo residentes do distrito, às autoridades já tem conhecimento da situação.

OBRIGATÓRIO

Esta semana em Jaru, o Poder Legislativo aprovou, em primeira votação, a proposta de Lei sobre a obrigatoriedade de inclusão de questões de História, Geografia e Cultura em provas aplicadas através de concursos públicos realizado pelo Executivo. O autor da proposta é o vereador Josemar Figueira (PT) e segundo o mesmo, o objetivo é dar atenção à cultura local e prestigiar os pesquisadores da região.  Cobranças também foram feitas como a construção de uma pista de caminhada em Tarilândia e a recuperação da ponte na linha 628 (km 20) sobre o Rio São Domingues.

TRANSBORDOU

Mesmo com pouca intensidade, as chuvas na região central do Estado, continuam causando danos nas estradas vicinais e até mesmo no centro do perímetro urbano de muitas cidades. Em Theobroma, o travessão sentindo ao Distrito de Bom Jesus, ficou intransitável esta semana, prejudicando o transporte escolar e da produção agrícola, em decorrência do transbordamento do Rio Jaru. A RO-133, sem pavimentação também ficou bastante prejudicada. A reclamação maior é quanto o aterro da cabeceira da ponte, uma obra (total) teria consumido mais de R$ 2 mi.

EXPEDIENTE

A prefeitura de Jorge Teixeira, sob a administração do pedetista, João Paciência, voltou a praticar o horário corrido para atendimento do público desde a última segunda-feira (2), entre às 7h30 às 13h30. A volta do horário ‘direto’ ocorre de segunda à sexta, em função da necessidade que todos os órgãos do Executivo têm de intensificarem a redução de despesas, sem prejuízo à execução das atividades. O chamado ‘Palácio Pedra Branca’, sede do Poder Executivo, atualmente abriga algumas secretarias como Administração, Fazenda, Educação, Obras e o setor de arrecadação

ECOLÓGICA

O município de Ouro Preto já se prepara para a V edição da Caminhada Ecológica. O evento é organizado pela Loja Maçônica Acácia, e está marcado para acontecer na manhã do dia 1° de maio. A caminhada tem o objetivo arrecadar recursos em prol da Casa de Acolhimento do Idoso, administrada pela associação ‘Vida, Dignidade e Esperança do Ancião’ (Provida). Segundo os organizadores, a caminhada terá início às 8h, mais antes, será ofertado um café da manhã para todos os participantes. No percurso, ás três trilhas da Reserva Ecológica Federal da Ceplac.Mais informações pelo telefone (69) 99269-1144.

LIXO

Foto: Divulgação

Moradores e comerciantes de Ouro Preto estariam reclamando bastante com a demorada na coleta de lixo, em alguns bairros. O número de passagem da equipe responsável por este serviço, teria diminuído drasticamente, e com isso, aumentando o acumulo de lixo em frente de residências e estabelecimentos comerciais. Um dos bairros prejudicados seria o Novo Estado, com os dejetos já expostos há muitos dias. O incomodo das pessoas, aumenta a cada dia. O município ainda não conta com uma lixeira controlada.


Deixe o seu comentário