Porto Velho/RO, 29 Março 2024 13:38:12
Diário da Amazônia

COLUNA-Lenha na Fogueira

Atenção produtores culturais, o BNDS abriu inscrição para projetos referente a eventos culturais.

A- A+

Publicado: 27/04/2018 às 08h35min

Atenção produtores culturais, o BNDS abriu inscrição para projetos referente a eventos culturais. Veja parte do Edital:

**********

Em 2018, tendo como norte o seu novo planejamento estratégico, o Banco busca em sua seleção de projetos culturais eventos do SEGMENTO LITERÁRIO que contribuam para a inclusão social.

*********

Conforme estabelecido no Regulamento de Patrocínio a Projetos Culturais do Sistema BNDES, é necessário que os projetos contem com contrapartidas sociais.

***********

Os projetos inscritos deverão ter início entre 15 de agosto e 31 de dezembro de 2018 e, para este fim, não serão consideradas as etapas de planejamento e pré-produção. As datas de encerramento não deverão exceder o dia 31 de dezembro de 2019.

********

Os eventos deverão se enquadrar no segmento literatura e guardar plena aderência ao seguinte foco: “eventos literários de forte impacto transformador, que promovam o interesse do público pela leitura e a inclusão social”.

**********

São características desejáveis dos projetos a serem apresentados ao BNDES: o acesso integralmente gratuito às atividades do evento; o favorecimento das camadas menos escolarizadas da população brasileira; descentralização regional das ações, projetos realizados nas regiões norte, nordeste e centro-oeste.

**********

Só serão avaliados projetos referentes a eventos, ou seja, conjuntos de atividades com data de início e término pré-definidas.

**********

Não serão aceitas as seguintes categorias de projetos: manutenção de equipamentos culturais (ainda que bibliotecas, liceus literários ou academias de letras); planos anuais de atividades (embora as diferentes atividades que os componham possam concorrer individualmente ao patrocínio); e livros, periódicos, sítios eletrônicos, portais de internet ou qualquer tipo de publicação impressa ou digital.

**********

O BNDES apenas contratará eventos culturais que estejam enquadrados no Pronac/MinC (Lei Rouanet).Entretanto, para inscrevê-lo não é necessário que a submissão do projeto ao Ministério da Cultura já tenha sido realizada.

***********

No formulário eletrônico, será possível indicar o status da proposta no âmbito do Pronac/MinC, caso a proposta ainda não tenha sido submetida ou ainda esteja em apreciação o proponente deverá estar ciente de que a obtenção da “autorização para captar” permanecerá sob sua responsabilidade e que a publicação da portaria do Ministério da Cultura – MinC no DOU deverá ocorrer em data compatível com os prazos de contratação do BNDES, sob a pena de cancelamento do patrocínio por descumprimento das condições estabelecidas para este processo seletivo.

***********

O acolhimento do projeto inscrito, por si só, não implica no aporte ao projeto do valor integral solicitado ao BNDES, estando a cota de patrocínio sujeita à disponibilidade orçamentária e à validação pelas métricas institucionais regularmente utilizadas.

**********

Apenas após a etapa de negociação será definido o valor de aporte do BNDES aos projetos selecionados, reservando-se o Banco o direito de sugerir, neste momento, ajustes no escopo do projeto e de suas contrapartidas.

**********

Apenas serão aceitas pelo BNDES as solicitações de patrocínio encaminhadas por entidades formalmente constituídas que tenham, entre as suas atribuições, a realização de atividades compatíveis com o segmento cultural acima definido.

**********

O BNDES disponibilizará para o presente processo de escolha o montante de até R$ 4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais), integralmente incentivados pela Lei Rouanet.

**********

Detalhes no endereço: www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/patrocinios/patrocinio-a-eventos-culturais-2018/



Deixe o seu comentário