Porto Velho/RO, 20 Março 2024 09:21:41
Diário da Amazônia

COLUNA-Lenha na Fogueira

Nossos talentos estarão no Sesc Partituras homenageando o compositor Edino Krieger.

A- A+

Publicado: 11/04/2018 às 07h00min

Os músicos Leonel Xapoca e Paulo Humberto, e as musicistas Llitsia Moreno e Andréa Figueiredo e a cantora lírica Lívia Lavorente. Amanhã estarão se apresentando no Teatro 1 do Sesc Esplanada a partir das 20 horas.

********

O concerto é parte integrante da programação do Sesc Partituras 2018, que tem por objetivo possibilitar ao público a ampliação da vivência musical para além do que já é acessível através dos principais meios de difusão da música, fomentando a produção e circulação de projetos artísticos, além de apoiar a preservação, criação e difusão do patrimônio musical brasileiro. A entrada é franca!

********

O jornalista Carlos Terceiro foi nomeado Representante de Rondônia em Brasília. Pela primeira vez um jornalista assume a representação de Rondônia na capital federal. Sucesso Carlos III.

********

Por falar em nomeação, é mais fácil chegar perto da “Corda” do Círio de Nazaré do que entrar no gabinete do governador Daniel Pereira no nono andar do módulo Rio Pacáas do Palácio Rio Madeira. É na base do “empurra-empurra”,

********

Parabéns ao amigo advogado e jornalista Arimar Sá pela nomeação como adjunto da Superintendência de Comunicação do Governo de Rondônia – SECOM. Arimar substitui a competente Edna Kobayashi.

********

Uns dizem que o superintendente nomeado pelo ex governador Confúcio Moura vai continuar e outros apostam que não. Quem viver verá!

*********

Com a renúncia do Júlio Olivar que deixou a Setur para concorrer a uma cadeira na Assembléia Legislativa e como além de deixar a superintendia, também deixou o PSB de Daniel Pereira e se filiou ao Podemos de Léo Moraes, ainda esta semana, Daniel vai nomear um turismólogo do seu partido para comandar o turismo em Rondônia.

*********

Ainda bem que na Sejucel parece, vai continuar os que lá estão desde o governo Confúcio, ou seja, Rodnei Paes continua superintendente. Falam apenas em mudança na Coordenação da Juventude.

********

Enquanto isso, os Teatro Palácio das Artes e Guaporé suspenderam as atividades, para atender exigências do Corpo de Bombeiros. Em breve as duas casas reabrem oferendo mais segurança ao público.

********

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer) vai adequar o projeto dos teatros Palácio das Artes de Rondônia e Teatro Guaporé com Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosférica (SPDA) e implantação de um novo hidrante a pedido do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, na sua última avaliação do Complexo teatral.

*********

E a nossa querida ginasta artística Duda foi convidada a estagiar na Rússia. Já pensou! Se Deus quiser Duda ainda será destaque na seleção brasileira. Parabéns família!

********

A escola de samba Os Diplomatas está convidando para o evento “Festival de Filé na Chapa”. O convite custa apenas R$ 25 e o Filé Mingnon e Filé de Peito de Frango será preparado pelo disputado chef de cozine Edson José Corbim Caula. A festa que vai contar com show do grupo Estação do Samba e vai acontece na sede do Flamengo a avenida Farquar,

********

A escola de samba Acadêmicos da Zona Leste vai completar 6 anos de fundação promovendo show com o intérprete de samba enredo da Mangueira (RJ), no dia 4 de maio. A comemoração será no chopp do 4.

**********

A escola de samba Asfaltão está convidando para mais um Baile Brega que vai acontecer no dia 12 de maio próximo, na sede do Flamengo.

*********

As escolas de samba estão se virando, visando conseguir recursos para os desfiles de 2019.

********

Por falar nisso, na primeira quinzena de maio será realizada eleição para a diretoria da FESEC. Jair Monteiro presidente da Diplomatas disse a esse colunista, que vai apresentar o nome do Athaide Santos.

Inscrições abertas para o Prêmio Rodrigo Melo Franco

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, uma das principais ações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), em reconhecimento às ações de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, está com inscrições abertas. Neste edital de 2018, serão selecionados oito trabalhos representativos de ações no campo do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cada premiado receberá o valor de R$ 30 mil.

Os trabalhos inscritos deverão ser entregues nas superintendências do Iphan nos estados até o próximo dia 21 de maio. As ações serão pré-selecionadas pelas comissões estaduais, compostas por representantes das diferentes áreas culturais de cada Estado, sob a presidência do respectivo superintendente.

Os projetos vencedores em cada etapa estadual serão analisados pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pela presidente do Iphan, Kátia Bogéa, e por 16 jurados que atuam nas áreas de preservação ou salvaguarda do Patrimônio Cultural.

O resultado final do concurso deverá ser divulgado até o dia 30 de agosto de 2018, no site do Iphan.

Em consonância com a proposta do Iphan de levar o prêmio a todas as regiões do Brasil e, em 2018, promover o Patrimônio Cultural do Norte brasileiro, a 31ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade acontecerá em Belém, capital do Pará. A cerimônia, marcada para novembro deste ano, será em ritmo de carimbó − registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil. A solenidade contará ainda com outras expressões tradicionais do Norte, como o Boi-Bumbá de Parintins.

Novo Formato

Criado em 1987, em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do Patrimônio Cultural Brasileiro, o prêmio está na sua 31ª edição − e foi assim denominado em homenagem ao primeiro dirigente da instituição.

Estimular e valorizar aqueles que atuam em favor da preservação do patrimônio cultural no País é, também, uma das missões do Iphan, vinculado ao Ministério da Cultura (MinC).

Nesta edição, o prêmio apresenta um novo formato de edital, com duas grandes categorias subdivididas em quatro segmentos:

Categoria 1 – Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material referem-se a ações nas áreas de preservação de bens imóveis, como paisagens culturais, cidades históricas, sítios arqueológicos e monumentos; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos, assim como ações relacionadas de comunicação, difusão e educação, e devem ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas que sejam responsáveis por sua concepção, autoria ou responsabilidade técnica.

Categoria 2 – Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Imaterial referem-se a ações nas áreas de salvaguarda de práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares que abrigam práticas culturais coletivas, assim como ações de comunicação, difusão e educação, e devem ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas que sejam responsáveis por sua concepção, autoria ou responsabilidade técnica.

Segmento I – Entidades governamentais da administração direta dos níveis federal, estadual ou municipal ou indireta (autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas).

Segmento II – Empresas e fundações privadas mantidas por empresas.

Segmento III – Outras instituições sem fins lucrativos da sociedade civil organizada.

Segmento IV – Pessoas físicas e representantes de grupos ou coletivos.

Serão selecionadas, ao todo, oito ações, sendo uma de cada segmento, por categoria.

Assessoria de Comunicação

Ministério da Cultura

*Com informações do Iphan



Deixe o seu comentário