Porto Velho/RO, 21 Março 2024 08:13:43
Diário da Amazônia

COLUNA-Liderar vai muito além de saber conduzir

Liderar pelo exemplo significa que as atitudes não precisam ser traduzidas verbalmente

A- A+

Publicado: 05/04/2018 às 20h00min

Liderar pelo exemplo tem sido um dos maiores desafios em qualquer área, principalmente porque requer do líder mais atitudes e menos palavras. Liderar pelo exemplo significa que as atitudes não precisam ser traduzidas verbalmente porque são mais eloquentes que as palavras. Não é por acaso que nos processos de seleção muitas empresas busquem profissionais por meio de análises mais minuciosas focadas em seu comportamento do que se atendo em suas experiências técnicas.

Profissionalmente não se pode estar preparado apenas em termos técnicos porque as empresas têm buscado funcionários cujo comportamento seja a principal referência porque este tem sido um requisito chave para as contratações. Os candidatos são submetidos às avaliações e nem sempre percebem que são avaliados não apenas tecnicamente, mas, primordialmente, com foco em seu comportamento.

Liderar pelo exemplo significa ser seguido sem a necessidade de palavras porque as atitudes respondem a indagações não feitas. No entanto, em qualquer área da vida, seja no campo pessoal ou profissional, é fundamental saber liderar porque a responsabilidade é muito grande e relevante. Portanto, que as atitudes, preferencialmente que levem ao crescimento pessoal e profissional de seus liderados, sejam a sua marca, tendo em vista que não pode haver liderança sem credibilidade e você é o espelho para os seus liderados.



Deixe o seu comentário