Porto Velho/RO, 27 Março 2024 14:59:07

Política &

coluna

Publicado: 17/04/2018 às 11h52min

A- A+

COLUNA-Política e Murupi

Segunda triste para a imprensa de Rondônia. Morreu o mestre Maurício Calixto.

FRASE DO DIA:

“A Globo é nossa inimiga” – João Pedro Stédile do MST.

1-Imprensa de luto

Segunda triste para a imprensa de Rondônia. Morreu o mestre Maurício Calixto, a figura que entrava em nossos carros e casas e nos mantinha ligados às entrevistas na sua “A Hora do Povo”. Maurício era elegante no trato, bom de conversa, raciocínio rápido, uma bagagem intelectual invejável, sólidos conhecimento do direito, comentários pertinentes sobre política, comportamento social, história e experiência de vida. Fará muita falta.

2-Inspeção do Senado

A juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução penal de Lula, liberou a visita de 14 senadores da Comissão de Direitos Humanos para verificarem a instalação prisional. No despacho a juíza não deixa claro se haverá encontro com Lula. Mas o Lindbergh Farias dá uma pista ao revelar que a preocupação não é com a prisão, mas com o isolamento de Lula e sua saúde. Além da Comissão pediram acesso Gleisi, Suplicy e Ciro Gomes. A federal depois da visita dos governadores e desta, pode virar um centro de romaria.

3-Pesquisa x biquíni

O Datafolha continuaria atirando a esmo ao manter o nome de Lula – preso e impedido de disputar eleição presidencial – na pesquisa eleitoral? Parece mas não é bem assim. Pesquisa é como biquíni, mostra tudo e esconde o essencial, o invisível aos desatentos. Lula cai 10 pontos, mas há vários nomes que não participaram da pesquisa anterior e que estão nesta. Detalhe: 31% dos eleitores votariam no Lula preso ou em quem ele indicasse o que significa dizer que Lula está preso, não deve participar da eleição, mas seus adversários não decolam. E se não houver uma 3ª via o poste mija no cachorro.

4-Parlamentares criativos

Em 2013 o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre Médici Aguiar foi à Justiça para anexar ao seu nome, dois sobrenomes de sua esposa Gicelia: Viana e Silva, que “por acaso” são sobrenomes dos irmãos Viana petistas como Marcus e famosos no Acre. Marcus se deu bem e fez escola. Deputados do PT na Câmara querem adotar, desde a semana passada a palavra “Lula” como sobrenome. A ideia partiu de Leo Brito que é do PT do… Acre! Às vezes eu acho que vivo na época e no lugar errado. Isso é doideira!

5-Tropa do atraso

Em ações coordenadas a tropa do atraso avança sobre fazendas, prédios particulares e públicos e picham de vermelho empresas de comunicação com alvo preferencial sobre a Rede Globo, queimam pneus e fecham vias e estradas. Tudo isso para dobrar órgãos da justiça que ousaram enfiar no xilindró seus bandidos de estimação. O povo que tudo observa, fala nas pesquisas ou nas mídias sociais. 84% dos pesquisados pelo Datafolha diz que a Lava Jato deve continuar e 12% acham que o objetivo foi atingido e que ela deve acabar. E haja mistério: Lula tem 31% dos eleitores e 51% acham que a corrupção não diminui com a Lava Jato. Um biquíni pode esconder muitas verdades ou mentiras.

6-Uma ideia jerical

O senador Paulo Paim disse que os membros da Comissão de Direitos Humanos do Senado que farão inspeção na cela onde Lula está preso vão arcar com as despesas da viagem. Gastar dinheiro pessoal com viagem oficial a trabalho? Ah véio, nem vem…

Facebook Leo Ladeia II

[email protected]

 


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.