Porto Velho/RO, 21 Março 2024 13:30:07

Política &

coluna

Publicado: 19/04/2018 às 22h14min | Atualizado 19/04/2018 às 22h28min

A- A+

COLUNA-POLÍTICA E MURUPI

FRASE DO DIA: “Eu ainda não consegui me convencer” – Joaquim Barbosa sobre possível candidatura a presidente da República...

FRASE DO DIA:

“Eu ainda não consegui me convencer” – Joaquim Barbosa sobre possível candidatura a presidente da República.

1-Resultado da “Carne Fraca”

estabelecimentos produtores de carnes e derivados brasileiros estão na lista negra e assim não podem exportar para a União Europeia. A razão é simples: O Brasil fazia de conta que cuidava da sanidade animal mas na verdade frigoríficos como JBS e Aurora pagavam propina para receber os alvarás autorizando as operações. Pior, o Brasil paga o mico ao recorrer à OMC em lugar de atotar mecanismos mundialmente aceitos. Coisa de República de Bananas.

02-Malufando I

Depois de uma eternidade de digressões para inglês ver os ministros do STF aceitaram que o ministro Fachin concedesse de ofício e monocraticamente autorização para que o Maluf cumpra a pena em regime domiciliar por questões humanitárias. Depois de anos de deboche, esculachando a justiça Maluf ganha o último refresco das mãos de um caro advogado. Está doente, condenado, vai ficar em casa, mas continuará sendo ladrão.

3-Malufando II

Com a decisão de Fachin mandando Maluf ficar em casa resolveu-se um pepino: pode um ministro derrubar a decisão de outro? Parodiando os humoristas, o STF “malufou” e se tornou desnecessária a votação pelos 11 ministros da decisão atabalhoada do Dias Toffoli que atendendo a defesa do Maluf, ordenou a prisão domiciliar. Se o debate fosse para votação ia feder a carbureto. Já pensou um ministro do STF derrubar a decisão de outro ministro em processo ou investigação? Quantos ladrões não vazariam do xilindró? Fachin matou no peito, fechou a conta, passou a régua. O advogado levou diboagem.

4-Oráculos togados

Duro na queda. O ministro Marco Aurélio do STF pediu que o plenário da Corte julgue a ação sobre prisão após condenação em segunda instância apresentada pelo PCdoB. O partido quer impedir a prisão de reus antes do trânsito em julgado. Na análise o ministro disse que há indicativo de que o entendimento firmado em 2016 poderá mudar em uma nova análise já que houve “evolução” do ministro Gilmar Mendes, durante o julgamento do HC de Lula. Fiquei na dúvida sobre se o ministro quer a vitória da minoria, a volta dos que não foram ou se é adivinho. Tempos estranhos esses dos oráculos togados.

5-Papo cabeça

Diz Zé de Nana: “nada é como tudo quando o caso é principalmente”. Não faz sentido e não faz sentido também a conversa do Bolsonaro tido pelo The Guardian como “Trump dos Trópicos”. O jornalista do Guardian perguntou a Bolsonaro qual seu primeiro ato na presidência e Bolsonaro soltou na lata, bem no estilo Zé de Nana: “Você é do Guardian, ok? Vocês estão aqui porque estão interessados no Brasil e nesta área. Se vocês fossem pobres, não estariam aqui. Certo? Esta é uma área muito rica e abram os seus olhos porque a China está comprando o Brasil. Ok?”. Se você não entendeu, nem eu.

6-Uma ideia jerical

Hoje é o dia do Exército e durante um evento para comemorar a data, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, afirmou que a “banalização da corrupção” é uma ameaça à democracia. O general estava ao lado do presidente Temer. Que cacetada!


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.