Porto Velho/RO, 19 Março 2024 12:32:07
Diário da Amazônia

Comarca fecha 80% dos acordos no 1º semestre

A comarca de Machadinho do Oeste fechou o primeiro semestre de 2018 com média de 80% em acordos efetivos de conciliação e mediação...

A- A+

Publicado: 21/09/2018 às 08h43min

A comarca de Machadinho do Oeste fechou o primeiro semestre de 2018 com média de 80% em acordos efetivos de conciliação e mediação. Desde janeiro, a unidade alcança uma série de bons resultados com o método consensual (não adversarial) de solução de conflitos. Para se ter uma ideia, logo em fevereiro, Machadinho realizou 50 audiências realizadas e efetivou 43 acordos (+86%). Em março, das 76 audiências, 68 conciliações foram acordadas (+89,47%).

Comarca encerrou agosto com 88,96% em acordos. (Foto: Divulgação)

O terceiro trimestre do ano continuou na mesma faixa de sucesso. Em junho, os conciliadores conseguiram 99 acordos em 120 audiências (+82,50%). Julho encerrou com 66 de 81 (+81,48%) e agosto obteve índice de +88,96% de conciliação nas audiências designadas para o mês: De 163 audiências realizadas, 145 acordos foram efetivados.

Na conciliação, o conciliador facilita o diálogo entre as partes e até sugere possíveis respostas para a solução do conflito, pois ele possui conhecimento técnico para isso. As conciliações dão fim ao processo de forma mais rápida.

O juiz titular da Vara Única de Machadinho do Oeste, Muhammad Hijazi Zaglout, destaca a qualificação dos servidores do Centro de Conciliação da comarca (Cejusc) como um dos principais itens para a comarca atingir o alto índice de resolução de conflitos por meio da mediação.

“A nossa equipe é preparada para receber a pessoa desde a hora que ela entra no fórum até a sala de audiência. Queremos aumentar [o índice de conciliação], qualificando ainda mais os servidores e sensibilizando as partes, para que elas entendam que o acordo é mais vantajoso. A pacificação de um conflito é muito melhor quando são as partes quem trazem a solução”, destacou o magistrado.
O magistrado também disse que os advogados têm ajudado muito e aderido ao método com entusiasmo.



Deixe o seu comentário