Porto Velho/RO, 21 Março 2024 13:30:18

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 31/01/2018 às 06h20min

A- A+

Combate à corrupção

Por mais incrível que possa parecer, por se tratar de um antro de saqueadores e contando com dezenas de envolvidos na Operação Lava..

Por mais incrível que possa parecer, por se tratar de um antro de saqueadores e contando com dezenas de envolvidos na Operação Lava Jato, o Congresso Nacional aprovou na Comissão de Assuntos Econômicos (CAS) projeto que desvia fundo federal para financiar ações da Política Nacional de Combate à Corrupção. A proposta ainda segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, onde receberá decisão terminativa.

Conforme a proposição do senador Antônio Anastasia (PMDB-MG), o Fundo Nacional de Combate à Corrupção será abastecido com parte do dinheiro de multas aplicadas às empresas que causarem danos à administração pública. O projeto prevê a instituição da nova política e do fundo por meio de inclusão de dispositivos na Lei Anticorrupção. As ações e gestão de recursos ficarão sob a responsabilidade do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

Atualmente, os recursos de fundos ao combate à corrupção são desviados para atividades estranhas, e seus objetivos, sobretudo para custear o superávit do governo.

Eleições 2018

As movimentações políticas continuam mesmo com a temporada de carnaval tomando conta do pedaço. No âmbito da disputa presidencial, mesmo com o apelo de união do PT de Lula e Dilma, as demais siglas de esquerda devem manter seus candidatos na disputa pelo Palácio do Planalto. Manuela D’Avila (PC do B) e Ciro Gomes (PDT) são alguns dos postulantes da base aliada petista.

Em Rondônia

O cenário das eleições ao governo de Rondônia continua povoado de incertezas. O candidato do MDB, Maurão de Carvalho, considerava como favas contadas que teria apoio do vice-governador Daniel Pereira, que assumirá a titularidade em abril, mas ele já comunicou ao parlamentar que a aliança PSB/PDT será mantida, descartando Maurão. Na coalizão PP/PDS/PSDB, o ex-senador Expedito Junior será o candidato ao governo na impossibilidade de Ivo Cassol não obter registro da candidatura.

Os predadores

Na disputa ao Senado, dois poderosos predadores se apresentaram para a peleja e já estão deixando os chamados favoritos de barbas de molho, que são o governador Confúcio Moura, o senador Valdir Raupp e o ex-senador Expedito Junior. É bem provável que o psicólogo Aluízio Vidal (Rede) volte a manter a supremacia na capital, e agora estendendo seus tentáculos para o interior.

Voos mais altos

Outro predador dos chamados medalhões e com as garras afiadas é o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), que deve levar a melhor sobre os antagonistas na região Central. Com o prestígio adquirido com dois bons mandatos na Assembleia Legislativa, sua reeleição histórica com 70% dos votos no pleito da prefeitura de Ji-Paraná, ele está de asas crescidas para voos mais altos.

A emancipação

A luta é antiga e exige mobilização. Alguns deputados estaduais, sob a liderança do parlamentar Ribamar Araújo (PR), pretendem apoiar o processo de emancipação dos distritos de Extrema (Porto Velho) e Tarilândia (Jaru), que já tiveram plebiscitos e brigam pela autonomia há cerca de 30 anos. Também os movimentos emancipacionistas de Jaci-Paraná, União Bandeirantes, Triunfo e outras localidades serão considerados.

Via Direta

*** As esferas estaduais estão prometendo de novo 100% de água tratada para Porto Velho *** A promessa já tem 20 anos e até agora necas. Em ano político a coisa sempre volta à tona *** E a prefeitura de Porto Velho entregou a ampliação da avenida Duque de Caxias com as obras incompletas *** Teve quarteirão que ainda não foi pavimentado e até a sinalização precisa ser mais bem estudada para evitar acidentes.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas