Porto Velho/RO, 29 Março 2024 07:32:49
PLANTÃO DE POLÍCIA

Comissão especial vai analisar fim de reeleição

Proposta também fixa cinco anos de mandato para os Poderes Legislativos.

Por Agência Câmara
A- A+

Publicado: 18/05/2017 às 05h15min

Deputado Lúcio Vieira preside duas comissões especiais em andamento na Câmara

A Câmara dos Deputados instalou ontem a comissão especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição para cargos do Poder Executivo. O texto do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) e outros também fixa em cinco anos o mandato de deputados, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, governadores e presidente da República. A proposta também determina a coincidência de todas as eleições e prevê mandato de 10 anos para os senadores.

Já funciona na Câmara uma outra comissão especial de reforma política, que discute alterações na legislação eleitoral ordinária, como a mudança no sistema eleitoral e o financiamento das campanhas.

Também estava prevista para ontem, mas foi cancelada por falta de plenário, a instalação de comissão especial para analisar a PEC do Senado que proíbe as coligações entre legendas nas eleições proporcionais e estabelece cláusula de desempenho para o funcionamento parlamentar dos partidos.

O presidente dessa comissão especial será o deputado Lucio Vieira Lima (PMDB-BA), que também preside a outra Comissão Especial da Reforma Política. Vieira Lima foi eleito por unanimidade. O relator, que foi indicado pelo presidente, também será o mesmo: o deputado Vicente Cândido (PT-SP). Dos 35 membros titulares da nova comissão, pelo menos 14 já integram o outro colegiado.

Alterações

Cândido adiantou que pretende apresentar substitutivo à PEC, mantendo o fim da reeleição para presidente, governador e prefeito e os mandatos de cinco anos, mas estabelecendo a não coincidência das eleições (anos separados para Executivo e Legislativo). Segundo ele, o substitutivo também vai propor o fim dos cargos de vice-prefeito, vice-governador e vice-presidente da República e mandato de dez anos para representantes das Cortes com indicação política.

“Além disso, a substituição dos suplentes dos senadores por um único suplente, que seria o deputado mais votado da coligação”, acrescentou o relator. (Agência Câmara)



Deixe o seu comentário