Porto Velho/RO, 20 Março 2024 14:10:27
RONDÔNIA

Conexão Mundo conclui fase em Porto Velho

Estudantes da Capital terão a oportunidade de participar de intercâmbio.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 25/07/2017 às 05h35min

Estudantes entusiasmados com a notícia transmitida

O encerramento da fase presencial do programa de intercâmbio cultural Conexão Mundo aconteceu na última sexta-feira (21), e contou com a participação de sessenta estudantes das Escolas Estaduais Anísio Teixeira, Major Guapindaia, Barão dos Solimões e John Kennedy. A fase consistiu em três semanas de aulas com tutores americanos que vieram como voluntários ligados à ONG US Brazil Connect, oriundos de diferentes partes dos Estados Unidos, para ministrar aulas mais interativas.
Ao encerrar esta etapa, os estudantes voltam a interagir com os tutores através das redes sociais e videoconferências.

Segundo o coordenador do projeto Conexão Mundo, Djair Fogaça, no final de setembro a Seduc estará selecionando os estudantes com melhor desempenho que viajarão para Colorado (EUA). “O processo de seleção não envolve apenas o desempenho no inglês, mas em todas as matérias. Nesta fase presencial sempre alertamos aos alunos que é necessário um equilíbrio entre a participação do programa e as notas escolares”, finalizou Djair.

O secretário de Estado da Educação, Waldo Alves, esteve no encerramento para anunciar uma boa notícia que elevou as expectativas dos participantes. A última fase, que é a de seleção dos que participarão da fase de imersão nos Estados Unidos, iria beneficiar somente quatro alunos, mas, agora, seis serão selecionados para a tão sonhada viagem de intercâmbio aos Estados Unidos.

Governador recomenda a ampliação do projeto

Segundo o secretário Waldo Alves, a orientação do governador Confúcio Moura é no sentido de que o projeto seja ampliado cada vez. Em 2017, o programa Conexão Mundo já envolveu mais duas escolas. Serão seis alunos que terão a oportunidade de viajar para interagir com estudantes locais, visitar escolas, museus e universidade, além de também ficarem hospedados em casas de famílias onde conhecerão a rotina e cultura americana. Segundo a estudante do 3º ano da Escola de Ensino Médio Major Guapindaia, Nicole Lorrana, 16, o Projeto Conexão Mundo é uma oportunidade dos alunos terem mais contato com a língua estrangeira, de forma dinâmica, com o acompanhamento dos profissionais que se disponibilizaram em vir de outro país para ajudá-los. Ela destaca as novas amizades que fez durante esse período do projeto. “É uma chance muito grande que estamos tendo em nossa aprendizagem. É algo que vai nos acrescentar bastante como alunos e como pessoa. Além de, quem sabe, através do nosso desempenho, ter a oportunidade de viajar para os Estados Unidos. Isso seria uma experiência nova e muito incrível”, finaliza Nicole.

O Programa Conexão Mundo foi idealizado e desenvolvido pela Coordenação Nacional do Sesi/Senai e pela Ong americana US Brazil Connect, com o objetivo de elevar o nível de proficiência em inglês dos estudantes por meio de oportunidade de intercâmbio cultural entre os estudantes brasileiros e jovens profissionais americanos.



Deixe o seu comentário