Porto Velho/RO, 25 Março 2024 04:36:27
Diário da Amazônia

Contribuição de Acir é destacada por deputado

José Lebrão citou senador na defesa pela construção da usina binacional Brasil-Bolívia.

Por Redação e Assessoria Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/03/2017 às 05h10min

Deputado Lebrão falou sobre a viagem que fez ao Departamento de Pando, na Bolívia

A importante contribuição do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) para instalação da usina binacional em Guajará-Mirim foi destacada pelo deputado estadual José Lebrão (PMDB) em sessão nesta semana, quando falou de sua viagem na semana passada para o Departamento de Pando, na Bolívia, quando foram discutidos os trâmites para o projeto que beneficiará o Brasil e o País vizinho. Lebrão citou as negociações entre o Estado de Rondônia e o Departamentos da Bolívia, que pretendem, juntamente com o Brasil, abrir uma Comissão Permanente de Integração Regional e a instalação da primeira usina binacional entre os países.

Lebrão viajou acompanhando o vice-governador Daniel Pereira (PSB). “Ela [a usina] dará condições para implantarmos também as eclusas nas usinas de Santo Antônio e Jirau e teremos o rio Madeira totalmente navegável entre Manaus e Vila Velha da Santíssima Trindade”, afirmou Lebrão.

Em seu discurso, o deputado também falou sobre a implantação de uma Comissão permanente de Integração Regional que permitirá, entre outras questões, um maior desenvolvimento para os departamentos e para Rondônia em áreas como educação, segurança nas fronteiras, cultura e outros. Além do Pando, os Departamentos de Beni e Santa Cruz também poderão entrar no acordo.

O deputado também registrou seus agradecimentos às autoridades da Bolívia e do Peru, principalmente ao governador do Departamento do Pando, Luiz Flores, e ao doutor Ludwing Batista, reitor da Universidade Amazônica de Pando, que possui cerca de 90% de estudantes brasileiros. “Nós temos muito orgulho dos nossos alunos e, hoje, graças à universidade do Departamento, o Brasil tem sua primeira turma de medicina se formando no Pando”, afirmou o parlamentar.



Deixe o seu comentário