Porto Velho/RO, 20 Março 2024 13:01:43
Diário da Amazônia

Cooperativa realiza coleta de aparelhos eletroeletrônicos

Equipamentos são retirados de residências e empresas através de agendamento

Por J. Nogueira/Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 11/05/2018 às 15h26min

Foto: J. Nogueira/Diário da Amazônia

Equipamentos como rádios, televisores, notebooks, geladeiras entre muitos outros, agora, já têm destino certo, em Ji-Paraná. Ação da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji) está oportunizando pessoas físicas e empresas a destinar esse material através de agendamento. Um veículo e dois catadores são destinados até o endereço citado, faz a coleta e posteriormente, descartam no galpão da instituição, localizando na área da ‘Lixeira Controlada’ a devida reciclagem.

De acordo com o presidente da Coocamarji, Celso Luiz, o trabalho começou em janeiro deste ano, ainda de forma tímida com o objetivo de conscientizar as pessoas e empresas a não jogar esses equipamentos usados em locais inapropriados como margem de lagos, rios, terrenos abandonados e outros pontos que consiste em risco de segurança à saúde da população. “Primeiro, nos preocupamos em ganhar a confiança da comunidade no nosso trabalho, para na sequência, aumentar o volume de catadores em mais esse projeto de conscientização ambiental”, declarou Celso Luiz.

Agenda

Para que a coleta seja feita com maior segurança e credibilidade, o presidente da entidade esclareceu que pessoas físicas, e mesmo privadas (empresas), precisam manter contato com a cooperativa pelo telefone (celular) 69 99956–1291, que também é o WhatssAp da Coocamarji. É através que o interessado agende uma visita da equipe para a coleta do material a ser descartado. O dia e hora são definidos pela cooperativa. “Somente de uma única empresa, já recolhemos mais de 10 mil toneladas de papel”, afirmou o presidente.

Reciclar

Após recolhido, os equipamentos eletroeletrônicos são depositados no galpão da Coocarmaji e três cooperados realizam a separação do material que ainda pode ser reciclado. Na terceira etapa, o material é vendido para uma empresa de reciclagem, localizada em São Paulo. O recurso arrecadado é investido nas despesas de manutenção mecânica e abastecimento do veículo e, o que sobra é dividido com os cooperados.



Deixe o seu comentário