Porto Velho/RO, 31 Março 2024 01:49:57

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 23/05/2017 às 06h15min

A- A+

Correção de rumos

No episódio do envolvimento do vice-prefeito Edgar do Boi nas propinas da JBS, onde o erro não foi dele e, sim, do vice.

Em algumas oportunidades em que cometeu equívocos, os erros foram corrigidos e o prefeito Hildon Chaves (PSDB) teve a humildade de reconhecer e voltar atrás. No episódio do envolvimento do vice-prefeito Edgar do Boi nas propinas da JBS, onde o erro não foi dele e, sim, do vice, também agiu rapidamente afastando o companheiro de chapa da administração municipal.
Também nas beligerâncias travadas com o governador Confúcio Moura, pela construção da nova rodoviária e no projeto de esgotamento sanitário, o mandatário buscou o diálogo e depois de conversações chegou a um acordo, beneficiando a população de Porto Velho.

Chama a atenção também as constantes demissões de comissionados da municipalidade nos primeiros meses de gestão, e neste balaio já devem ter ido para a rua em torno de 200. A impressão que o alcaide dá à opinião pública é que também neste caso está praticando uma correção de rumos: contratou demais e o caixa não suportou todos os encargos decorrentes.

A coletiva

A coletiva à imprensa do prefeito Hildon Chaves (PSDB) no sábado à noite serviu para a municipalidade dar uma resposta à sociedade quanto ao envolvimento do seu vice-prefeito Edgar do Boi no caso das propinas da JBS. Hildon se disse “triste” com o ocorrido, e garantiu que Boi que voa não participará mais de seu governo. O vice aceitou a “punição” de afastamento e até elogiou a medida, um caso inédito, tratando-se de “punidos”.

PSDC na base

Uma coisa não ficou bem explicada na coletiva. Embora promíscuo, já que seus dirigentes (Boi e Clodoaldo) se revelaram corruptos, o PSDC continua na administração tucana, já que dois vereadores do partido permanecem na sua base aliada. O prefeito enfatiza que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas tem. Os vereadores são pau mandado de Boi, e o PSDC tem muitos nomeados na atual gestão.

Podemos

Com projeto próprio de lançar candidato à Presidência da República e ao governo do Rio de Janeiro, o partido denominado Podemos (ex-PTN) ganhou a adesão do senador Álvaro Dias (ex-PSDB e ex-PV); e do senador Romário (ex-PSB). A legenda agora conta com dois senadores, mais uma dúzia de deputados federais e aspira ganhar mais representantes federais durante a janela partidária em março.

As negociações

Com nove pedidos de impeachment, manifestações estourando em todo Brasil, com a OAB se juntando ao movimento para afastar o presidente do cargo, as negociações da base aliada do Palácio do Planalto prosseguem para que Michel Temer deixe o cargo. O escândalo das propinas a cada dia toma proporções mais avassaladoras.

Mapa da Violência

O último resultado do Mapa da Violência no Brasil, divulgado na semana passada, pelo Instituto responsável pelo levantamento, evidencia o crescimento de homicídios nas regiões Norte e Nordeste. Em Rondônia a população sente os reflexos da violência com a mortandade de jovens envolvidos nos embates provocados pelo consumo e venda de drogas, principalmente na capital.

Via Direta

*** Especula-se, caro leitor, que o caso das propinas da JBS pode cair como um raio devastador na Assembleia Legislativa de Rondônia, nas próximas horas *** O historiador Anísio Gorayeb foi convocado para disputar uma cadeira da Assembleia Legislativa, no ano que vem *** Ele descende de uma família tradicional de políticos em Rondônia *** Alex Testoni, a estadual; e Lúcio Mosquini, à reeleição como federal, deve ser uma dobradinha forte na Bacia Leiteira.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas