Porto Velho/RO, 25 Março 2024 12:23:19
Diário da Amazônia

Corremos pra ver o que estava acontecendo

Estou assistindo um comercial convidando a população a participar do 1º Festival de Pesca Esportiva de Porto Velho, que vai acontecer..

A- A+

Publicado: 23/08/2018 às 07h45min

Estou assistindo um comercial convidando a população a participar do 1º Festival de Pesca Esportiva de Porto Velho, que vai acontecer nos dias 1º e 2 de setembro no distrito de Jaci Paraná com o apoio da prefeitura e da Setur.

********

Paralelo ao Festival de Pesca vai acontecer o Festival de Praia de Jaci Paraná numa promoção da prefeitura de Porto Velho.

********

Principalmente o Festival de Pesca me remeteu aos anos de 1970 quando Lions Clube promovia o Festival de Pesca que acontecia na Cachoeira do Teotônio. Naquele tempo participavam mais de mil pescadores amadores e como não era pesca esportiva o inscrito podia levar o peixei pra casa, porém a maioria era distibuído pela organização entre as entidades como Casa do Ancião e outras.

*******

A classificação era pelo maior peixe, o peixe mais pesado e quem pegou a maior quantidade de peixe. O peixe mais pescado a época era a Pirapitinga. Geralmente o vencedor do prêmio maior peixe, pescava o JAU.

*******

Um desses festivais teve como ponto de pescaria da famosa “Pedra do Meio”, uma ilha que ficava justamente em frente ao maior Tombo da Cacheira do Teotônio. Nesse Festival nossa equipe conhecida como “Corriola 40” se inscreveu e entre os inscritos estava o Manelão. De repente a gente escuta um GRITO sinistro de SOCORROOOOOO.

*******

Corremos pra ver o que estava acontecendo, era o Manelão abraçado na ponta de uma PEDRA só com a cabeça de fora d’água. Com muita luta (naquele tempo Manelão pesava mais de 150 quilos) tiramos o Manelão daquela situação.

********

E enquanto o gordo se refazia do susto no qual quase morre afogado, um colega começou a recolher a LINHADA dele e para surpresa de todos a PIRAPITINGA veio junto. Não nos classificamos para a premiação, mas, aquela PIRAPITINGA foi degustado com todo o prazer do mundo, acompanhada de UMA CACHAÇA Cocal.

********

Vale lembrar, que naquele tempo durante a piracema, se pegava peixe com a mão, aliás, bastava inclinar um pouco a canoa que os peixes pulavam dentro. Era muita fartura de peixe, coisa que não se ver mais nos dias atuais, até porque não temos mais nenhuma cachoeira no Alto Madeira.

********

Esperamos que o Festival de Pesca Esportiva patrocinado pela prefeitura e pela Setur seja coroado de êxito. As inscrições já ultrapassam os cem BARCOS.

********

A quadrilha junina Rádio Farol mais uma vez não foi feliz na participação´pação de um Festival. Desta feita a Quadrilha dirigida pelo professor Severino Silva Castro amargou uma classificação vergonhosa, no Festival que aconteceu durante a realização do Arraial “Comunidade no Sertão” que é mais conhecido como Arraial do Fernando.

*******

Aliás, a Superintendência de Turismo do Estado de Rondônia está envolvida diretamente, em três grandes eventos que vão acontecer entre os dias 27 de agosto a 2 de setembro.

*******

No dia 27 segunda feira que vem, apoia a realização da Feira Made in Rondônia Feivest que vai mostrar em especial a produção do polo de confecção do município de Pimenta Bueno.

********

Essa feira vai acontecer no estacionamento do CPA e, com certeza, vai reunir muita gente, curiosa para conhecer os produtos confeccionados em Pimenta. Terá atração cultural na sua abertura, segunda feira dia 27.

********

No dia 30 a SETUR coordena a Reunião da Política Federal do Ministério do Turismo em Relação as Instâncias de Governanças Regionais – IGR’s nos municípios do Mapa do Turismo Brasileiro.

*******

Este encontro vai acontecer no auditório Jerônimo Santana que fica no 9º andar do edifício Rio Pacaás no Palácio Rio Madeira – CPA em Porto Velho

********

Já confirmaram presença o representante do M inistro do Turismo e todos os prefeitos cujos municípios fazem parte o Mapa do Turismo Brasileiro mais o prefeito de Machadinho D’Oeste.



Deixe o seu comentário