Porto Velho/RO, 26 Março 2024 14:19:15
Diário da Amazônia

Crédito para o pequeno produtor

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é destinado a estimular a geração de renda.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 17/09/2017 às 05h45min

O pequeno produtor rural tem linhas de crédito facilitadas

Os pequenos agricultores no Brasil são geralmente aqueles que desenvolvem uma atividade econômica com a ajuda de membros de sua família, na terra onde residem. Eles preparam a terra, plantam, colhem e comercializam o fruto de seu trabalho. Na maioria das vezes estes produtores não dispõem de recursos financeiros e nem tecnológicos, muito menos de um técnico especializado para contribuir no processo produtivo, o que pode dificultar e reduzir a sua produção. Pensando neste produtor rural, o Sicoob disponibiliza soluções que oferecem linhas de comercialização, custeio e investimento, com o objetivo de facilitar o processo produtivo da agricultura familiar.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é destinado a estimular a geração de renda e o melhor uso da mão-de-obra familiar, por meio do financiamento em atividades e serviços rurais agropecuários, não agropecuários, turismo rural, produção de artesanato e assemelhados. Os beneficiários precisam se associar às cooperativas Sicoob (pessoa física ou jurídica) e enquadrar-se nas condições do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com a Declaração de Aptidão ao Pronaf, DAP válida.

No Sicoob, o cooperado tem acesso às linhas de crédito de acordo com a sua necessidade, seja ela para Pronaf mais alimentos, agroindústria, floresta, semiárido, Pronaf mulher, jovem, microcrédito rural e investimento para agroecologia, dentre outros. O Sicoob Norte dispõe de uma rede de Pontos de Atendimento, localizados em sua área de abrangência, sendo Rondônia, Mato Grosso, Acre e Amazonas, a fim de facilitar o acesso aos serviços oferecidos para o produtor rural.



Deixe o seu comentário