Porto Velho/RO, 18 Março 2024 16:19:19
Diário da Amazônia

Crianças autistas terão suplemento alimentar

Mesmo com alto custo, prefeitura de Ji-Paraná destina recurso para compra.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 11/06/2017 às 05h05min

O preço do suplemento dificultou a aquisição de 208 latas de 400 gramas do alimento

A prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou no último dia 6, ao Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo – CMAEE Autismo um suplemento alimentar especialmente preparado para crianças com alto grau de alergia alimentar. Estudos recentes associam a alergia alimentar não só à evolução patogênica como até mesmo a uma possível causa do autismo.

Foram adquiridas com recursos próprios da prefeitura 208 latas de 400 gramas do suplemento de nome comercial Neoforte, feito à base de aminoácidos livres. O processo licitatório está sendo preparado desde o ano passado, dada a dificuldade de se encontrar o produto em Rondônia e às suas especificações, o que torna o produto difícil de ser encontrado no mercado. O preço do suplemento dificultou sua aquisição, R$ 187,20 a unidade, um total de R$ 19.468,80 apenas este primeiro lote com 104 latas entregue na última semana.
De acordo com a diretora do Centro de Autismo, Márcia Pereira de Souza, o lote do suplemento adquirido pela prefeitura será ofertado às 42 crianças atendidas na unidade. De acordo com os cálculos feitos por nutricionistas da Coordenadoria de Nutrição da Semed, o suplemento deve atender às necessidades das crianças por pelo menos dois meses e meio. Porém, como explicou Márcia, no mesmo processo já está previsto o fornecimento de Neoforte até o final do ano letivo.

Cuidados

“A alimentação das nossas crianças, já que retira glúten, caseína e todo o derivado de soja, fica um tanto empobrecida. Devido a essa restrição alimentar, existe a necessidade de balancear a alimentação deles aqui dentro do Centro, pois muitos não podem fazê-lo em casa. Então fazemos o tratamento intestinal das crianças com o Simbioflora, que é um suplemente simbiótico, e agora com o Neoforte, que aí elas vão ter todos os aminoácidos e vitaminas necessários em uma alimentação diária”, finalizou a diretora. (AI)



Deixe o seu comentário