BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Cristo do “O Homem de Nazaré” no Acre

“Jerusalém da Amazônia ainda é minha casa O bom filho à casa retorna.”

Publicado: 16/04/2017 às 06h30

Omedino Pantoja no papel de “Jesus” a caminho do calvário e o Centurião Davi, na Sexta-feira da Paixão, no centro de Porto Velho

Há mais de 40 anos atuando em peças religiosas em Porto Velho, Rondônia, o ator Omedino Pantoja “Cristo” há sete anos interpreta “Jesus” na peça teatral “A Paixão de Cristo” juntamente com os jovens da Igreja Evangélica de Rio Branco, Acre. O ator é convidado todos os anos para atuar e levar todo seu talento para engrandecer a programação da “Semana Santa” e este ano não foi diferente, novamente nesse último final de semana nos dias 14, 15 e 16 em especial na ‘Sexta-feira da Paixão’ que a programação se estendeu com reapresentação da peça no Sábado de Aleluia e domingo de Páscoa.

Desde o começo na paróquia Nossa Senhora das Graças uma luz inspiradora que surgiu através do pároco padre Ludovico e o Grupo Mojuca em suas primeiras apresentações no espaço paroquial “Ludilândia” onde teve diversos atores no papel de “Cristo”. Anos depois, foi se envolvendo com o grupo e foi convidado para participar como principal ator estreando na peça “O Filho do Homem” logo no início de sua carreira de, com experiência no cinema em filmes experimentais de mine séries. Atuou vários anos consecutivo na peças “O Filho do Homem” e “O Prometido” que era montado com cenários improvisados no centro da cidade, nas praças, quadras de esportes, campo de futebol e igrejas. Atualmente, na primeira da Amazônia e segunda maior cidade cenográfica do mundo (a primeira é em Caruaru/PE na “Nova Jerusalém”), a “Jerusalém da Amazônia” no espetáculo “O Homem de Nazaré”, BR-364 km 13 em Porto Velho, Rondônia.

“Muitas vezes a peça era montada no centro da cidade usando os cenários existentes: a fonte luminosa era o lago onde acontecia a cena do “Batismo de Jesus”, o Palácio do Governo acontecia a cena do julgamento de “Cristo” diante “Pilatos”, o prédio da “Unir Centro” era o Palácio de Herodes e o Clube do Ipiranga, do Caifás. A crucificação acontecia no meio do canteiro central da avenida Presidente Dutra, era muito bonito”, detalhou Omedino Pantoja.

Um grande espetáculo religioso amazônico, que já fora transmitido para todo mundo através da Amazon Sat. Omedino lembra que teve o privilégio de contracenar com os atores globais: “Olha, contracenei, aqui na Jerusalém, com os melhores artistas do cenário nacional: Susana Gonçalves como Samaritana, Carlos Vereza como Pilatos e Lucélia Santos como Maria, me sinto honrado com tudo isso e mais ainda, de contracenar todos esses anos, décadas a fio, com os “meninos” do “Mojuca” que se transformaram nesse grande grupo de longas “lutas” e de grandes “batalhas” vencidas, juntos, para colocar esse espetáculo em cena, chamado “O Homem de Nazaré”, hoje, do Grupo Teatral Êxodo. Um orgulho muito grande contracenar com meu irmãozinho Waldemar Nazareno no papel de “Herodes”, um dos nossos “Monstros Sagrados” do teatro regional, com meu filho Alexandre Ronald no papel de “Judas”, minha atual esposa Fabiana Alves, que iniciou como “Herodíades” e Carlinhos Noé como “Caifás”, e todo elenco nos proporcionaram um espetáculo à parte”, emocionado relata Omedino.

Com a reestruturação da administração o Grupo passou a se chamar, “Associação, Grupo Teatral Êxodo” e nesse período por ser muito chuvoso na região e principalmente em Porto Velho a peça teatral foi transferida oficialmente para “Corpus Christi” e confirmado neste ano para os dias 15, 16 e 17, quinta, sexta e sábado de junho 2017. Desta feita, não foi realizado o espetáculo “O Homem de Nazaré” na cidade cenográfica “Jerusalém da Amazônia” nesse período da Semana Santa em Porto Velho. Por essa e outras razões o ator Omedino Pantoja o “Cristo” realiza sua “missão”, nesse período, atuando como “Jesus” na peça teatral religiosa “A Paixão de Cristo”, no Estado vizinho em Rio Branco, Acre. “Jerusalém da Amazônia ainda é a minha casa: O bom filho à casa retorna”, finalizou o “Cristo”.

Por João Zoghbi Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário