Porto Velho/RO, 24 Março 2024 11:06:26
Diário da Amazônia

Cultura do desperdício: Porque a sociedade entrou nessa onda?

Aprenda os conceitos da sustentabilidade, a natureza e o seu futuro agradecem

A- A+

Publicado: 17/09/2018 às 08h18min | Atualizado 17/09/2018 às 08h37min

Tenho reparado cada vez mais em nossa sociedade que estamos deixando de utilizar as coisas em sua totalidade, como se 40% já fosse o bastante. Os celulares, que hoje são indispensáveis, se tornam obsoletos em menos de dois anos de vida, já os automóveis não passam dos cinco anos com o mesmo dono, fora os demais itens que utilizamos no cotidiano que “talvez sem querer”, acabamos não usando de forma responsável e até mesmo sustentável. Mas, o que tem levado a sociedade a não mais valorizar e conservar as coisas? Porque estamos nos livrando de certos produtos tão rapidamente sem dar valor?

Há pelo menos duas décadas, não tínhamos tanta facilidade de compra como temos hoje. No entanto, mesmo tendo tanto acesso, não valorizamos o que temos, isso é um fato e não mais uma mera constatação. Basta repararmos em nossas atitudes dentro da nossa própria casa. Se fazemos um litro de café na parte da manhã (mesmo estando em uma garrafa que conserva quente), jogamos automaticamente ele fora no início da tarde. Se compramos uma garrafa de água (pequena ou grande) automaticamente descartamos esse plástico sem ao menos pensarmos em utilizá-la novamente com alguma outra coisa. Aquela velha frase parace que está gravada em nossa mente, como se fosse uma regra: “Vou jogar fora, depois compro outro, é barato mesmo”

Com nosso egoísmo e desperdício desmedido, estamos deixando de ajudar até mesmo o nosso próximo. Prova disso está nas latas de cerveja ou mesmo refrigerante e suco que consumimos na rua e até mesmo em eventos. Os lacres (aqueles aneis) podem ser juntados e trocados em “cadeiras de roda” para pessoas cadeirantes. Já o plástico pode ser doado para reciclagem para vir a se tornar um outro utensílio como vasilhames e etc. Além dele, temos também os eletrônicos, como, por exemplo, computadores de mesa, Notebooks ou Tablets. Ao invés de serem jogados fora por não funcionarem mais, podem ser descartados em locais “corretos de coleta” para terem suas peças re-utilizadas. Alguns eletrônicos podem até mesmo serem consertados para um novo uso. Existe por exemplo, entidades sociais que cuidam de idosos e crianças que precisam desses equipamentos.

Natureza e indústria

Quando achamos caminhos para o não desperdício das coisas, não estamos falando apenas da melhor utilização delas. Na verdade, estamos também procurando cuidar da nossa natureza, pois dela saem a maioria dos nossos recursos. Se a natureza não estiver cada vez mais conservada, não teremos ela saudável para as próximas gerações. As fábricas também tem um papel fundamental de orientar e ajudar o consumidor a ter mais consciência do uso dos produtos. Sabemos que ela quer vender cada vez mais, no entanto, ela também tem uma responsabilidade sobre os produtos que repassa. Produzir itens que duram até dois anos, não é uma forma de ajudar a manter a natureza mais limpa, nem mesmo de conscientizar a sociedade sobre o desperdício. A indústria precisa da natureza, por isso, precisa acordar o mais rápido para isso. Cultura do desperdício: Porque a sociedade está entrado nessa onda? Aprenda os conceitos da sustentabilidade, a natureza e o seu futuro agradecem. Pense nisso.



Deixe o seu comentário