Porto Velho/RO, 27 Março 2024 08:59:52

Política &

coluna

Publicado: 30/08/2018 às 17h40min

A- A+

Cumpra-se a lei

“A quatro meses do fim do mandato, [Temer] comanda um trem fantasma. Entregará ao sucessor, entre outras almas penadas, uma cratera..

“A quatro meses do fim do mandato, [Temer] comanda um trem fantasma. Entregará ao sucessor, entre outras almas penadas, uma cratera fiscal de R$ 139 bilhões para 2019” – Jornalista Josias de Souza

1-Que país é esse… I

O Brasil continua sendo joguete nas mãos de quem o aparelhou e, a tal ponto, que amanhã o TSE, formado pelas duas principais cortes de justiça do país, irá definir o destino de uma jabuticaba, com o esdrúxulo julgamento de um presidiário condenado em segunda instância, com todos os recursos exauridos, mas que insiste em participar da eleição para… presidente do país! É uma baita lambança jurídica sem precedentes.

2-Que país é esse… II

Cumpra-se a lei. Apenas, e nada mais seria necessário. Ocorre que o aparelhamento do estado foi adredemente preparado para perpetuar um grupo no poder, com o uso de artifícios, inclusive a cizânia. O discurso do “nós” contra “eles” ou a “elite” difusa são a prova. Em recente episódio um desembargador federal criou uma armadilha contra a justiça que representa com o fim de soltar o preso e assim dar a condição para que disputasse a eleição ou criando um fato que levasse a esse julgamento.  

3- Que país é esse… III

Este julgamento pode abrir portas desconhecidas e/ou precedentes não mensuráveis, mas estou convicto de que o processo de evolução democrática nos leva sempre a um patamar melhor que o anterior. Pena que tenhamos chegado a este ponto. Acabar de vez o aparelhamento do estado é impossível. Existirá sempre e com qualquer partido, mas é urgente que se comece em todos os níveis, fechando portas aos subterfúgios, ao excesso de recursos e à leniência. É obrigação de toda sociedade. Ou será o caos.

4-Entre armas e livros

Enquanto se debate na campanha eleitoral se o cidadão que nunca pegou numa arma deve ter a sua para encarar bandido, levamos um tiro a educação. 70% dos alunos do 3º ano do ensino médio são reprovados em português e matemática, revela o Sistema de Avaliação da Educação Básica de 2017. Pior, 23% estão no nível zero, mais baixo da escala. Em português, 70,88% dos alunos estariam reprovados e em matemática 71,67% com respectivamente 23% e 24% no nível zero. O ensino médio faliu. Sete milhões de estudantes no Brasil têm atraso escolar de dois anos, diz a Unicef, mas a pauta são as armas de fogo. Não demora e logo estaremos ateando fogo nos livros.  

5-Horário eleitoral gratuito

Começa amanhã a propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV e vai até 4 de outubro. Terças quintas e sábados estão reservados para candidatos a presidente e deputado federal. Às segundas, quartas e sextas serão os candidatos a governador, senador e a deputado estadual. Na TV em dois horários: 12h às 12h25 e 19h30 às 19h55. No rádio de 6h às 6h25 e de 11h às 11h25. Além desses horários, de segunda-feira a domingo, mais 70 minutos diários para propaganda com inserções de 30 e 60 segundos, das 5 às 24 horas a critério do partido político ou coligação. É o grande palanque eletrônico

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.