Porto Velho/RO, 25 Março 2024 03:09:11
Diário da Amazônia

Curso para técnicos que atuam com qualidade da água

Distante 320 quilômetros de Porto Velho, Buritis passou a contar em 2015 com o serviço de abastecimento de água tratada.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 17/01/2017 às 07h10min

Técnicos de municípios foram treinados em Buritis

Referência na prestação de serviços de tratamento e distribuição de água, a Nascentes do Xingu, empresa que, em Rondônia, administra concessões nos municípios de Buritis, Ariquemes e Pimenta Bueno, apoiou a realização do curso de Controle de Qualidade da Água realizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O curso de aperfeiçoamento foi ministrado recentemente para 36 técnicos dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saneamento de Rondônia (Cisan-Central) e contou com aulas práticas nas instalações da empresa Águas de Buritis.

Distante 320 quilômetros de Porto Velho, Buritis passou a contar em 2015 com o serviço de abastecimento de água tratada. O município tem se tornado uma referência pela estrutura operacional dos serviços e pela constante redução no índice de doenças de veiculação hídrica após a implantação dos sistemas.

“A capacitação técnica da Funasa permitiu o conhecimento de aspectos legais, como a Portaria MS nº2914/11 e Funasa 190/14. Contar com o apoio da Nascentes do Xingu, por meio da Águas de Buritis, proporcionou integração e fortaleceu o reconhecimento da responsabilidade dos entes públicos quanto à qualidade da água oferecida, seja por sistemas autônomos ou concessionados”, afirmou Sirlei Gomes, da Unidade de Controle e Qualidade da Água da Funasa.

Como parte integrante do curso, foi realizada uma visita à Estação de Tratamento de Água – ETA Rio Candeias, que integra o sistema de abastecimento da Águas de Buritis. Os técnicos tiveram acesso a todas as informações referentes à metodologia do tratamento convencional, que é aplicado na unidade, com fases distintas de floculação, decantação, filtração, cloração, reservação e distribuição.

Para o diretor-presidente da Águas de Buritis, José Benedito da Silva Braga Filho, poder colaborar com a capacitação de novos técnicos que vão atuar no processo de produção e controle de qualidade da água tratada em seus municípios é muito importante. “O que nos deixa mais gratos é mostrar como operamos, com toda transparência, levando a questão da qualidade muito a sério, e seguindo os mais rigorosos padrões estabelecidos, produzindo água com qualidade e regularidade às famílias de Buritis”, declarou.

Participaram da iniciativa o superintendente substituto da Funasa Rondônia, Paulo Roberto da Silva Pereira e representantes da Agência de Regulação Estadual, Agência Municipal de Regulação de Ariquemes, Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Buritis, Agência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde e da Prefeitura Municipal de Ariquemes. (AI)



Deixe o seu comentário