Porto Velho/RO, 22 Março 2024 11:44:03
RONDÔNIA

Defesa Civil mantém plantão contra repique na capital

Cemadem aponta que durante o período haverá acúmulo de chuvas na bacia do Rio Madeira

Por Redação e Assessoria
A- A+

Publicado: 13/04/2018 às 18h25min | Atualizado 13/04/2018 às 20h17min

Foto: Divulgação

A Defesa Civil Municipal informou que manterá plantão durante o final de semana para atender casos de urgência e emergência a fim de que a resposta seja imediata em relação à logística, alimentação e água potável em caso de necessidade dos ribeirinhos, principalmente por conta do repiquete que deve acontecer nestes dias, contribuindo para elevar ainda mais o nível do rio Madeira.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Marcelo Santos, o monitoramento do rio é feito diariamente e deve ser redobrado diante da possibilidade do repiquete, com base em informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastre Naturais (Cemadem), que aponta que durante esse período haverá um acúmulo de chuvas acima da média na bacia do rio Madeira, composta pelos rios Beni e Madre de Dios (na Bolívia) e Mamoré e Guaporé (em Rondônia). De acordo com a previsão feita pelo Cemadem, a chuva pode ocasionar o aumento significativo do leito do rio Madeira, que não deve ultrapassar os 16m80cm.

BAIXO MADEIRA

Sem água e sem alimento, quatro famílias da comunidade Mutuns, no Baixo Madeira, receberam assistência da Defesa Civil na quinta-feira,12. Elas moram em casas no estilo palafitas e a parte de baixo das residências está tomada pela água, deixando essas famílias ilhadas. A operação foi coordenada pela psicóloga Maria de Fátima Oliveira Melo, da Defesa Civil.

A Defesa Civil foi acionada pelo presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais de Mutuns e Baixo Madeira, Severino dos Passos Nobre. É a terceira vez que a equipe da Prefeitura presta atendimento a essas famílias, levando água, alimento e hipoclorito de sódio.



Deixe o seu comentário