Porto Velho/RO, 25 Março 2024 08:24:56
Diário da Amazônia

Defesa de Dilma insiste em ter acesso a delações

Depois de ter negado o primeiro pedido, advogado voltou a enviar ofício ao TSE.

Por Agência Brasil
A- A+

Publicado: 17/03/2017 às 05h50min

Ministro Herman Benjamin é o relator do processo no Tribunal Superior Eleitoral

Pedido de reconsideração ao ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi enviado pela defesa da ex-presidenta Dilma Rousseff, para ter acesso à delação premiada de ex-executivos da empreiteira Odebrecht. Benjamin é relator da ação que investiga eventual abuso de poder político e econômico da chapa Dilma-Temer na campanha presidencial de 2014. Na quarta-feira, o ministro negou o primeiro pedido feito pela defesa.

Para embasar o requerimento dessa quinta-feira, o advogado Flávio Caetano apontou contradições nos depoimentos prestados por Hilberto Silva e Fernando Migliaccio, dois ex-funcionários da Odebrecht, em relação a pagamentos que supostamente teriam sido feitos pela empresa a João Santana, marqueteiro de Dilma em 2014, e a sua mulher, Monica Moura.

A defesa pede que Benjamin solicite à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para o compartilhamento dos depoimentos prestados na Operação Lava Jato pelos 10 ex-executivos da Odebrecht que prestaram depoimento perante o TSE desde o início deste mês. O material ainda se encontra sob sigilo.

No primeiro requerimento, Caetano havia solicitado também que Benjamin colhesse o depoimento dos presidentes dos nove partidos que compunham a coligação da chapa Dilma-Temer em 2014. O ministro deferiu o pedido, mas determinou que as declarações fossem dadas por escrito. A defesa de Dilma insistiu ontem para que sejam realizadas oitivas presenciais.

Em dezembro de 2014, as contas da campanha da então presidente Dilma Rousseff e de seu companheiro de chapa Michel Temer foram aprovadas pelo TSE por unanimidade, mas com ressalvas. O processo foi reaberto porque o PSDB questionou a aprovação, por entender que há irregularidades nas prestações de contas apresentadas por Dilma.



Deixe o seu comentário