Porto Velho/RO, 26 Março 2024 22:04:15
Diário da Amazônia

Definidas estratégias contra crime de fronteira

Tema foi abordado na reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 11/08/2017 às 06h40min

Reunião de Governadores da Amazônia Legal encerrada ontem com as deliberações

Durante o 15º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado na quinta-feira e ontem, em Cuiabá (MT), foram discutidas formas de atuação integrada para o combate ao tráfico de drogas, armas e pessoas na área de fronteira. O tema fez parte da agenda da Câmara Temática Segurança Pública.

As estratégias debatidas na Câmara Segurança Pública incluíram, ainda, o estabelecimento de metas para enfrentar os crimes ambientais e conflitos agrários nos Estados do bloco.

O fórum é composto pelos governadores de Rondônia, Amazonas, Acre, Pará, Roraima, Amapá, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

Outra frente que apresentou avanços foi a Câmara do Conselho Consultivo, que trabalha a elaboração da minuta do regimento interno do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal. Debates importantes para os Estados que compõem o bloco foram travados ainda nas câmaras técnicas da Comunicação Pública e Ambiental.

Na Câmara da Comunicação Pública, foi proposta a reflexão sobre o papel da comunicação para o desenvolvimento e integração da Amazônia e a formação de uma rede de comunicadores da região para a construção de “outro olhar sobre a região”.
Durante o fórum, os Estados foram chamados a prestar conta das providências adotadas em relação às deliberações das reuniões passadas.

O ponto alto da reunião foi a participação dos governadores, ontem, quando referendaram, rejeitaram e apresentaram sugestões às propostas originadas das Câmaras Técnicas.

O governador Confúcio Moura (PMDB) disse que a Amazônia precisa deixar de ser tema de discurso fácil, que não produz efeitos positivos. Para ele, é fundamental que as lideranças assumam o papel de protagonistas e construam o caminho do futuro da região.



Deixe o seu comentário