Porto Velho/RO, 24 Março 2024 03:44:02
PLANTÃO DE POLÍCIA

Delegada diz que o município é o que mais conclui inquéritos

Até o momento deste ano, 891 ocorrências já foram registradas.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 10/10/2017 às 06h25min

Segundo estatísticas da Deam, em 2017 foram instaurados 208 processos que envolvem mulheres

Os crimes envolvendo mulheres e jovens têm mantido uma média de registro em Cacoal nos últimos dois anos. Segundo dados da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher e Família (Deam) de Cacoal, em 2016 foram registrados 1.239 ocorrências envolvendo esse público. Até o momento deste ano, 891 ocorrências já foram registradas. A delegada regional Anita Erika Wessel Xander, garante que no município não existem crimes sem solução, e o município é o que mais conclui inquéritos relacionados a mulheres em Rondônia.

O último crime envolvendo mulher e criança que chocou não só a população cacoalense, mas todo o Estado de Rondônia, foi registrado no dia 18 de setembro, quando o padrasto matou mãe e filho estrangulados, jogou os corpos no rio Machado e em seguida se matou. A polícia concluiu a autoria e a materialidade do crime, confirmando que o autor foi Oclécio da Cruz Almeida, de 40 anos, que foi encontrado morto enforcado, pendurado em uma árvore de uma propriedade particular de Castanheiras.

Apesar da certeza da autoria do crime, os policiais ainda trabalham para descobrir o que motivou a prática do crime e só depois concluir o inquérito.

Algo que tem ajudado muito a polícia a desvendar os crimes, são as denúncias. Segundo a delegada Anita, essa prática quando feita de forma responsável, agiliza o trabalho da polícia.

“Na denúncia a pessoa já passa os dados e a polícia associa ao que já tem no processo, aumentando o número de elementos para a investigação”, alertou Anita.

Segundo estatísticas da Deam, em 2017 foram instaurados 208 processos que envolvem mulheres e adolescentes, e relatados 247. Sobre as medidas protetivas foram solicitadas até o momento 178.

“Comparando com o tamanho da nossa região esse número é considerado bem alto, porém a nossa delegacia, apesar das deficiências vem executando um excelente trabalho, e posso garantir que Cacoal é o município que tem alcançado o maior número de resolução de inquéritos no Estado em tempo e prazo curto”, garantiu Anita.

A delegada Anita Erika afirma que em Cacoal não existem registros de desaparecimento de pessoas, pois na maioria o que ocorrem são fugas de casa, principalmente envolvendo adolescentes.

“Esses adolescentes vão para casa de amigos, ou fazer uso de droga e em poucas horas são localizados. Na maioria das vezes quando vamos fazer a diligência o adolescente já foi localizado pela família”, contou a delegada.

Nesses casos de possíveis desaparecimentos, a delegada orienta que quando a família for procurar a delegacia que leve uma fotografia da pessoa, para ajudar no trabalho da polícia em localizar. O telefone da Polícia Civil para denúncias é o 197.



Deixe o seu comentário