Porto Velho/RO, 23 Março 2024 10:19:54

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 18/10/2017 às 06h30min

A- A+

A demanda só aumenta

Entre as mais diversas medidas previstas pelo Plano Nacional de Segurança, do governo Michel Temer, está a construção de mais unidades..

Entre as mais diversas medidas previstas pelo Plano Nacional de Segurança, do governo Michel Temer, está a construção de mais unidades penitenciárias de segurança máxima no País tendo em vista a demanda elevada de criminosos de alta periculosidade nos Estados. Atualmente, o Brasil conta com quatro presídios federais: Mossoró (RN), Campo Grande (MS), Catanduvas (PR) e Porto Velho em Rondônia, que recentemente teve sérios problemas com a presença de Fernandinho Beira-Mar já expatriado para Mossoró.

As duas próximas penitenciárias de segurança máxima serão construídas em Brasília – cujas obras já foram iniciadas – e no município de Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, conforme decisão recente do Ministério da Justiça, já publicada no Diário Oficial da União. Uma terceira unidade será erguida na região metropolitana de Manaus.

Em meio a tantas incertezas com as penitenciárias federais diante dos problemas verificados em Porto Velho (desde com Beira-Mar e depois com Nem da Rocinha) e com os assassinatos de agentes na unidade de Catanduvas (PR), mais quatro unidades serão edificadas no País nos próximos anos.

Balões de ensaio

Uma onda de balões de ensaio ocorre em Rondônia nesta pré-temporada eleitoral. Estão lançando postulações ao governo e ao Senado para todas as cores e credos para ver o que cola ou para prospectar se os cogitados se transformam em vice de alguns candidatos de ponteira. É típico na capital rondoniense, como também são típicas as enquetes e pesquisas “fantas” para tirar dinheiro dos trouxas.

Núcleos de base

O PDT de Rondônia segue as diretrizes traçadas no início do ano lançando núcleos de bases em bairros na capital e dos movimentos sociais do partido nos principais municípios do Estado. Também a Universidade Leonel Brizola, destinada à qualificação dos quadros partidários, já está funcionando em Porto Velho. A legenda é uma das poucas com ações permanentes.

Uma proeza

O que faz a bela capital do Acre, a urbanizada Rio Branco, contar com um aeroporto, estádio e rodoviária tops de linha? A cidade conta com quatro jornais diários, contra apenas um em Porto Velho, mesmo com uma população inferior à da capital rondoniense, numa diferença de quase 150 mil habitantes. Resposta: a diferença  da consistência de Rio Branco é a união política, proeza que até hoje Porto Velho não conseguiu.

Firmes na parada

Impressiona a vitalidade de algumas lideranças mais antigas – e que marcaram a história na condição de senadores – como o afável José Bianco, o loquaz Amir Lando, o combativo Ernandes Amorim e o estrategista Odacir Soares, já passando da casa dos 70 anos. Todos ainda militando em seus respectivos partidos, sendo que Lando e Amorim se preparando para disputar cadeiras à Câmara dos Deputados. Sem contar Chagas Neto voltando às lides para conquistar uma cadeira na ALE.

Abelha rainha

A tucana Mariana Carvalho vai se firmando como a abelha rainha da política na capital e já pavimentando a sua primeira reeleição à Câmara dos Deputados com a conquista de novos redutos no interior do Estado. Com atuação destacada no Congresso Nacional e presente nos finais de semanas nas visitações às bases rondonienses, a parlamentar tem cumprido seu papel à risca e angariado espaço até na mídia nacional.

Via Direta

*** O atraso nas anunciadas obras da dragagem do rio Madeira e o adiamento do início das obras da ponte binacional em Guajará-Mirim vão confirmando o contingenciamento de recursos da União *** A esfera de segurança pública é outra área seriamente afetada pela escassez de recursos *** E em Rondônia já se vê o asfixiamento da saúde pública em todos os níveis. É lamentável.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas