Porto Velho/RO, 21 Março 2024 23:18:46
RONDÔNIA

Denúncia leva MP à Casa do Ancião

O Diário acompanhou a visita feita pelo promotor de Justiça Geraldo Ramos.

Por Ana Kézia Gomes Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 27/01/2018 às 07h20min

O promotor de Justiça Geraldo Ramos realizou inspeção nas instalações da Casa do Ancião (Foto: Roni CArvalho/Diário da Amazônia)

O promotor de Justiça Geraldo Ramos, da Defesa da Probidade, em conjunto com a equipe da Promotoria do Idoso, do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), realizou, na manhã de ontem, uma vistoria na Casa do Ancião São Vicente de Paula, em Porto Velho. “Nós viemos averiguar se as notícias que estão sendo veiculadas na internet são verdadeiras. Recebemos denúncias de que estaria faltando recursos e alimentos aqui, então viemos para ver tudo, conversar com os idosos, verificar todas as instalações e tomar as providências cabíveis caso haja veracidade nos fatos expostos nas redes sociais”, explicou o promotor Geraldo Ramos.

O Diário da Amazônia acompanhou a fiscalização que contou com inspeção em todos os dormitórios, refeitório, cozinha, lavanderia, almoxarifado, banheiros e posto de enfermagem. As orientações iniciais da Promotoria focaram na melhoria da limpeza dos banheiros, na organização dos mantimentos, aquisição de novos jogos de cama, conserto de ar-condicionados, pintura e eliminação do mofo em algumas paredes.

A diretora da Casa do Ancião, Ione Braga, informou que os idosos recebem seis refeições diárias e que a limpeza dos dormitórios é feita três vezes ao dia. Ela acrescentou que mais de 20 servidores trabalham no local e descartou que esteja faltando alimentos, produtos de higiene e recursos. “A Casa do Ancião precisa é de amor, de voluntários que doem tempo, que venham aqui e ofereçam carinho aos nossos idosos, é disso que precisamos”, afirma.

Ministério público manterá vigilância

O promotor de Justiça Geraldo Ramos disse que se tiver faltando algo para os idosos de imediato será solucionado e que se algum funcionário estiver maltratando os idosos será afastado e punido.

Criada para atuar como instituto de longa permanência, abrigando idosos a partir de 60 anos vítimas de abandono ou maus-tratos, a Casa do Ancião é administrada pela Secretaria Estadual da Política de Assistência Social (Seas), a quem é atribuída competência pela manutenção da entidade. Atualmente a Casa do Ancião abriga 30 idosos. Um deles é o seu Manuel, que perdeu a visão por conta da diabetes. “Sabe o que eu quero? Eu quero um amigo, coloque aí no jornal que eu estou esperando alguém vir aqui ser meu amigo”, disse gentilmente.

Idosos querem visitas

Nascido em 1950 o senhor Dilson Brasil acredita que existe muita beleza no mundo e por isso espera por visitas na Casa do Ancião. “Eu sei que as pessoas são ocupadas e que nem o pessoal da nossa família se interessa por nós, mas eu sei que ainda tem gente boa no mundo, por isso todo dia eu oro a Deus para ele enviar pessoas para passar um tempinho com a gente. Eu gosto de falar com as meninas da assistência social, mas é bom conhecer gente nova também”, falou, emocionado, o idoso.
Para aqueles que desejam realizar visitas ou doações aos idosos basta entrar em contato com a Direção da Casa pelo telefone (69) 9 8482-9947. O apelo dos servidores à população é que a comunidade entenda que cuidar perpassa o âmbito do suporte do Estado e que a proteção da Coordenadoria de Assistência Social envolve atenção, afeto e disponibilidade emocional.

 



Deixe o seu comentário