Porto Velho/RO, 28 Março 2024 05:00:07

Política &

coluna

Publicado: 08/08/2018 às 11h35min

A- A+

Depois da queda, o coice

FRASE DO DIA: “Com o ensino a distância você ajuda a combater o marxismo. E você pode começar a fazer o EAD uma vez por semana. Você..

FRASE DO DIA:

“Com o ensino a distância você ajuda a combater o marxismo. E você pode começar a fazer o EAD uma vez por semana. Você ajuda a baratear o ensino no Brasil”– Bolsonaro, o educador, voltando da 2ª. guerra mundial a pé e “discostas”.

1-Conta salgada

Depois da queda, o coice. Em 2014 a longa e grande cheia do Rio Madeira deixou um prejuízo não absorvido totalmente. Para ajudar, já que a União pouco fez à época, o STF acedeu em suspender por um período o pagamento das parcelas da contestada dívida do Beron. Agora o mesmo STF diz que é hora de voltarem os pagamentos. E o que ficou para trás? A União – “a mãe agiota” – cobra o que devemos. No Programa Leo Ladeia de ontem, o governador Daniel Pereira explica o rolo.

2-Choque elétrico

R$ 1,4 bilhões é o rombo. O pagamento é compulsório e virá na forma de aumento da conta de luz.  Iremos pagar a burrice da Dilma, o aparelhamento do setor elétrico, o desmando, roubo, desvio, má gestão, ineficiência, desorganização, tudo, mas não é tudo. É que a cada dia somos obrigados a misturar o dinheiro bom com dinheiro ruim, até que a República Sindical Brasileira aceite a única solução existente: privatizar empresas vagalumes como “nossa” Eletrobrás Distribuição Rondônia.

3-Precariedade SIM!

O precário sistema de transporte urbano de Porto Velho mostrou sua cara desagradável mais uma vez: o portovelhense acordou sem busão para ir trabalhar e o Consórcio SIM e Prefeitura Municipal “dão milho prá bode” permitindo que o transporte alternativo e/ou ilegal avance para instalar o caos na sofrida cidade de Porto Velho. Por trás da greve está um pedido do aumento do SITETUPERON (ô nomezinho!) que faz a sua parte lutando por melhorias para seus filiados. Quanto ao consórcio SIM, (o melhor seria NÃO!) continua com o contrato precário, o serviço precário e com explicações precárias sobre custos, lucratividade, prejuízos, etc. para desespero dos usuários. É a treva

4-Atualizando

Na coluna de ontem fiz uma ressalva sobre o número de candidatos ao governo de Rondônia e em menos de 24, nova alteração: além dos oito citados (Acir, Mauro, Expedito, Vinicius, Marcos Rocha, Charlon, Pimenta e Paulo Benito que volta a ser candidato a governador por enquanto) surgiu outro nome e com título: Comendador Valclei Queiroz. Para o Senado uma lista grande: 15 nomes e para presidente da república o recorde: são 13 nomes. Sobre o vice do MDB, o mistério persiste e sobre a nominata de deputados só depois do dia 15. A urna está aí. A escolha é nossa. Vamos nessa?  

5-O valor da justiça

O STF discute hoje a proposta de orçamento para 2019 que será enviada ao Congresso Nacional e um reajuste de salários está na pauta. Para a presidente Cármen Lúcia o gasto extra não deveria entrar como parte do planejamento, vez que o país vive duas crises: a econômica e o desemprego. O tempo urge. Para o sim ou para o não, a decisão deverá ser tomada até a próxima semana. Será mais um desgaste para o já desgastado STF e vale lembrar: aumento no STF cria a condição para que o efeito cascata ocorra em todo o país. Afinal, “por onde passa um boi passa uma boiada”.  

[email protected]

 


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.