BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Dia de Campo aborda a produção de cacau no Vale do Jamari

A ação faz parte do “Propriedade Produtiva”, entre o Estado e o Município.

Publicado: 21/09/2018 às 08h20

A Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic), realizou na última quarta-feira (19), um Dia de Campo com tema voltado para a produção de Cacau. A ação que teve o apoio de técnicos da Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Instituto Federal de Rondônia (Ifro) foi feita na sede da Associação Agricó, BR-421, zona rural de Ariquemes.

Foto: Divulgação

Os participantes tiveram acesso a palestras sobre o manejo correto do solo, viabilidade econômica do plantio, além de uma oficina de capacitação para a produção de mudas de cacau por meio de enxertia. A ação faz parte do Projeto “Propriedade Produtiva”, uma iniciativa da prefeitura de Ariquemes em parceria com o governo do Estado.

De acordo com o secretário da Semaic, Evandro Leite, outras ações do mesmo porte serão realizadas nos próximos dias, nas demais regiões. “A produção agrícola hoje é uma das principais bases econômicas de Ariquemes e nós verificamos a necessidade de ir ao encontro do produtor para oferecer apoio e capacitação para as diversas modalidades de plantio. Nossos parceiros abraçaram a ideia e já temos novas datas para outros eventos”, disse Evandro.

OUTROS PROJETOS

A expectativa agora é para a conclusão de uma “Roda d’agua” que foi projetada pela Associação, com capacidade para bombear cerca de 90 mil litros de água por dia, utilizando a vazão da água dos tanques e assim atender às lavouras de 28 famílias chacareiras durante a seca. O projeto está orçado em pouco mais de 25 mil, valor que deve vir de emendas parlamentares.

Deixe o seu comentário