Porto Velho/RO, 22 Março 2024 09:50:48
RONDÔNIA

Dia do Jornalista

Profissionais experientes opinam sobre o exercício da profissão e falam da tecnologia.

Por Daniela Castelo Branco Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 07/04/2017 às 05h00min | Atualizado 07/04/2017 às 14h14min

O jornalista Euro Tourinho e a companheira de trabalho, uma máquina de datilografia que ele utiliza até hoje

A comunicação é essencial para a sociedade. Desde os tempos mais remotos, o ser humano se comunica e mantém relações interpessoais graças ao processo comunicativo. Não interessa se é por meio de escrita em pedras, papiros e tabuletas, como foi no início, ou se é via skype e whatsapp dos tempos atuais.

O que realmente nos interessa é mantermos esse processo sempre ativo, pois é incomum o ser humano querer isolar-se. O trabalho do jornalista entra aí também e vai muito além. O profissional da comunicação tem por objetivo, ser o “porta-voz” da sociedade frente às injustiças e desmandos públicos. Assim, ele é um formador de opinião, um intermediário entre o povo e o poder público. E uma atribuição, que talvez, seja a mais importante seria a de levar o acesso a todos de forma ética e verdadeira.

O jornalista Marcelo Bennesby: pautar pela verdade

Hoje em dia, o jornalismo evoluiu muito. Podemos ver que o profissional da comunicação atua em vários campos; assessorias, tv’s, rádios, jornais impressos, sites e até em instituições, atuando na área de comunicação coorporativa e marketing. Sendo essa última, uma área que está sendo muito valorizada pelas empresas, com a finalidade de estratégias de lucro e preocupação com a imagem do grupo.

Ju: a profissão de jornalista é a melhor

Em 2009, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC 33/2009) decidiu abolir a exigência do diploma universitário para o exercício da profissão, baseado no texto do senador Antônio Carlos Valadares que afirma que tal exigência atenta contra a liberdade de expressão. “A PEC dos Jornalistas” ainda está em discussão até hoje no senado, divergindo opiniões de quem a apoia e de quem defende a formação acadêmica.

Apesar de todos esses entraves, em Rondônia, o curso de Jornalismo tem formado vários profissionais todos os anos. Os profissionais mais antigos de atuação no Estado ainda defendem a todo custo a valorização profissional da classe.

 

Solano é chefe da assessoria de imprensa do Detran

Pioneiros

Em Rondônia, especificamente em Porto Velho, o jornalismo se destaca por profissionais pioneiros, onde suas vidas se confundem com a história do Estado, como é o caso de Euro Tourinho e família, profissionais engajados e muito apreciados pela população; exemplo disso é o jornalista e apresentador do “Programa Fala Rondônia” exibido na Rede TV!, Marcelo Bennesby. Solano Ferreira que já tem um longo trabalho na área e hoje atua na comunicação do Detran – RO e Jú Lauriano, carioca animada que já percorreu vários Estados brasileiros e tem por Rondônia um carinho enorme e que também já atua no jornalismo há muitos anos, são outros grandes profissionais no meio de tantos, da comunicação rondoniense.

Matéria completa acesse: Edição Digital



Deixe o seu comentário