Porto Velho/RO, 27 Março 2024 23:55:01
RONDÔNIA

Dia do produtor rural em nova fase

O produtor rural tem sido alvo de ações do Sebrae que contribuem para a inovação.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 25/07/2017 às 05h10min

Apesar de um cenário desfavorável, tecnologicamente o produtor rural tem avançado

Pesquisa feita pelo Sebrae em todo o País, mostra que 71% dos donos de microempresas rurais e 85% dos proprietários de empresas de pequeno porte no campo usam smartphones para acessar a web. O Sebrae em Rondônia, em apoio ao produtor rural pelo convênio nº 044/PGE/2016 com a Superintendência do Desenvolvimento de Rondônia (Suder), já realizou 11 seminários rurais no estado em sua programação de 2017. Além das oficinas Sebrae para controlar dinheiro no campo, outras atividades de apoio à gestão dos pequenos negócios na área rural têm acontecido nos municípios de Rondônia. Neste dia do produtor rural, em 25 de julho, temos que comemorar a evolução do padrão de comunicação com tecnologia da informação desses profissionais.

O universo do agronegócio no Brasil tem vivido uma ampla e profunda transformação nas últimas décadas. Cada vez mais distante dos velhos estereótipos, o pequeno produtor rural está se modernizando, incorporando novas tecnologias e mudando o modo de gerenciar os rumos do seu negócio. É isso o que revela uma pesquisa inédita realizada pelo Sebrae. Em Rondônia o percentual de produtores rurais que usam aparelhos celulares é de 96,1 %, sendo que 64,8% deles acessam a Web pelos próprios telefones móveis.

A pesquisa “Tecnologia da Informação no Agronegócio” identificou que se os produtores rurais tivessem uma ferramenta digital para auxiliar no gerenciamento do negócio rural, 29,3% dos produtores a utilizariam no computador e 17,4% disseram que a utilizariam no telefone celular. Esse resultado não é expressivo se for considerado que o acesso médio da população brasileira à Internet por meio de aparelhos celulares é de 62% (segundo o Google Consumer Barometer). Para o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, a pesquisa confirma a necessidade de investimentos no meio rural, de modo a aumentar o acesso dos produtores às Tecnologias da Informação. “No mundo atual, onde o pequeno produtor precisa agregar valor ao seu trabalho e se diferenciar do restante do mercado, o acesso aos instrumentos digitais é algo fundamental para a conquista de novos públicos consumidores”, comenta.

Pesquisa mostra novas tendência do produtor

A pesquisa do Sebrae ouviu 4.467 produtores rurais, entre 29 de março e 12 de abril, nas 27 unidades da Federação. Os dados revelaram que os produtores fazem uso restrito da Internet, seja para transações comerciais ou para divulgação, em grande parte por conta da dificuldade de acesso ou da má qualidade da conexão: no Estado de Rondônia 45% dos produtores já fizeram alguma compra pela Internet, 11,1 % já usaram a Web para efetuar vendas e 15,3% dos empreendimentos rurais possuem página na Internet ou perfil nas Redes Sociais. Quanto ao tema da gestão, apesar de 44,5% dos empreendedores já praticarem o gerenciamento administrativo e financeiro dos seus negócios rurais no papel, apenas 11% dos produtores fazem isso por meio de ferramentas digitais de gestão.

Segundo a pesquisa do Sebrae, 64,3% dos empresários rurais que informaram não utilizar a conexão de internet móvel dizem que não o fazem, predominantemente, porque não há provedor/sinal em sua região. A dificuldade de acesso também foi a justificativa apresentada pela maioria dos produtores e por isso não dispõem de tecnologias digitais para a gestão do negócio. “Garantir o acesso dos pequenos produtores rurais à Internet é, não somente, assegurar um direito, mas também uma forma de atrair os jovens de volta para o campo e aumentar a renda desses empreendimentos por meio dos ganhos diretos e indiretos proporcionados pelo uso dessas tecnologias”, destaca o presidente do Sebrae. A data de 28 de julho, foi criada como dia do agricultor pelo Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, para comemorar o centenário de fundação do Ministério da Agricultura. A lei foi assinada pelo presidente Juscelino Kubitschek que tinha muito respeito ao trabalho dos agricultores.



Deixe o seu comentário