Porto Velho/RO, 20 Março 2024 12:11:21
RONDÔNIA

Diário da Amazônia e Rede TV! vencem prêmio

Jornalistas do Sistema Gurgacz de Comunicação protagonizaram o 1º Prêmio Fiero.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 21/09/2017 às 05h00min | Atualizado 21/09/2017 às 13h57min

Marcelo Freire, do Diário, foi o vencedor na categoria jornalismo impresso

O 1º Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo, que aconteceu terça-feira (19), contemplou diversos jornalistas rondonienses, dentre eles Marcelo Freire, editor-chefe do Diário da Amazônia, vencedor na categoria jornalismo impresso, e o repórter João Ricardo, da RedeTV Rondônia!, de Porto Velho, vitorioso na categoria telejornalismo. Homenageando o jornalista Paulo Queiroz, falecido em 2011, o Prêmio destacou o tema “A indústria como protagonista do desenvolvimento” e contemplou a comunicação do Estado, premiando os profissionais da imprensa que disputaram em quatro categorias: jornalismo impresso, radiojornalismo, webjornalismo e telejornalismo. Uma das propostas do Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo foi a de enaltecer a história recente da imprensa rondoniense voltada para o desenvolvimento industrial ao público interessado em comunicação, como estudantes de jornalismo, profissionais da área e pessoas que não têm acesso ao dia a dia do complexo midiático.

O Prêmio, que celebrou os 31 anos da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, privilegiou as reportagens produzidas que evidenciaram a indústria como força propulsora da economia e do desenvolvimento do Estado, dando ênfase ao papel exercido pela Fiero (Senai-Sesi e IEL), que é oferecer apoio aos setores produtivos, desenvolvendo ações de educação básica e aperfeiçoamento profissional, saúde, compromisso social, inovação tecnológica, meio ambiente e sustentabilidade, esporte e lazer, comércio exterior, burocracia, macroeconomia, segurança jurídica, tributação, financiamento infraestrutura e relações de trabalho. “Hoje é dia de reconhecimento ao saudoso Paulo Queiroz”, afirmou o presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé. “E é em torno do 1º Prêmio Fiero de Jornalismo que nos reunimos com três objetivos: homenagearmos esse profissional que dedicou grande parte de sua vida a Rondônia, saudar a imprensa rondoniense por seus feitos e comemorar os 31 anos de nossa entidade”.

Na categoria telejornalismo, João Ricardo, da RedeTV, foi o vitorioso

A premiação totalizou mais de R$ 66 mil aos jornalistas e contou com a presença do correspondente da Rede Globo, jornalista Marcos Losekann, e da Miss Rondônia Internacional Suelly Miranda. Foram selecionados 14 finalistas, dentre os quais cinco para a categoria de telejornalismo e três para as demais categorias.

O primeiro vencedor da noite foi o editor-chefe do Diário da Amazônia, Marcelo Freire, com a matéria: Dragagem do rio Madeira abre nova rota de soja. A matéria foi publicada no Diário em fevereiro deste ano e aborda a importância da dragagem no rio para o escoamento de alimentos, em destaque a soja, que parte de Porto Velho em direção ao Amazonas. A matéria também aborda a luta das sociedades de portos e hidrovias presentes no Estado, na tentativa de agilizar os serviços.

“A dragagem do rio Madeira é importante para tornar o Estado mais competitivo.

sse foi o bjetivo da matéria”, disse o jornalista Marcelo Freire. O jornalista João Ricardo Lima, da RedeTV Rondônia, também ganhou em primeiro lugar na categoria telejornalismo, com a reportagem: Indústria e economia. “Foi uma matéria que serviu para mostrar à população a importância da produção industrial no Estado”, destacou.

Durante a premiação foram homenageados 83 jornalistas em atividade e 38 já falecidos. Estiveram presentes na cerimônia de premiação os filhos do jornalista Paulo Queiroz, Paula Moreno e Paulo Henrique. O Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo tem a coordenação do jornalista Carlos Araújo.



Deixe o seu comentário