Porto Velho/RO, 22 Março 2024 09:24:46
RONDÔNIA

Diretores de Detrans definem ações

Na região Norte, o motociclista é vítima de muita tragédia, segundo aponta relatório.

Por Daniela Castelo Branco Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 07/06/2017 às 05h00min

Encontro aconteceu ontem no auditório do CPA e reuniu diretores da região Norte

Com o objetivo de facilitar as discussões acerca de um melhor serviço de trânsito, a Associação Nacional dos Detrans (AND), reuniu ontem no Palácio Rio Madeira diretores dos Departamentos Estaduais de Trânsito da Região Norte (Detrans), com a presença do presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Coelho Vicenzi.

Segundo o presidente da AND e presidente do Detran de Alagoas, Antônio Carlos Gouveia, o objetivo do encontro, que foi idealizado para acontecer de forma regionalizada todo ano, e já está na sua segunda edição, foi juntar os Detran’s da Região Norte para que se estabeleça uma política de trânsito que modifique o conceito e comportamento do condutor e que segundo o presidente, ao juntar todos os Detrans do Norte do País, juntamente com o Denatran, órgão que rege e regulamenta as normas de trânsito no Brasil, “vai trazer de certeza, o êxito como um ponto nuclear de tudo aquilo que a gente busca, porque as realidades do Norte são diferentes do Sul, que são diferentes do Centro-Oeste”, destacou.

“A AND reúne todos os Detran’s em quatro reuniões anuais, e a partir desse ano, me instalando na presidência, eu entendi a necessidade de regionalizar as discussões, para que a gente trabalhe conceitos. No caso da região Norte, o motociclista é vítima de muita tragédia, de muitos acidentes. Então, porque não fazer algo diferenciado para esse motociclista? Vamos discutir com o órgão máximo de deliberação (o Denatran), políticas públicas que possam focar no condutor. E quando a gente fala de trânsito, nós falamos do pedestre, do ciclista, do motociclista, e assim por diante. Esse encontro é o primeiro de uma série em que vamos fazer essas reuniões regionais. A primeira está sendo aqui em Rondônia. Então, é um projeto-piloto que está sendo muito satisfatório”, ressaltou Gouveia.

Unificação das ações é destacada por diretor

O diretor-geral do Detran de Rondônia, José de Albuquerque destacou que o encontro é importante para a unificação dos trabalhos de forma regionalizada e de acordo com o diretor, o problema mais grave de Rondônia é relativo ao motociclista que muitas vezes, por imprudências, é o responsável pelos índices cada vez maiores de acidentes e mortes no trânsito:
“A Região Norte tem suas peculiaridades, notadamente em Rondônia, temos que lutar para que tenhamos uma legislação melhor quanto à questão do motociclista, onde temos uma pauta no sentido de apresentar uma posição para verificar se podemos melhorar na reciclagem que tenha obrigatoriamente mais duas horas no mínimo de aula, quando o motociclista for renovar sua habilitação. O problema envolvendo motos, equivale a 54,6% na capital, problema exclusivo do condutor, que precisa ter a consciência no trânsito e temos também uma comunhão para problemas afins, no sentido de melhorar custos e até uma unificação dos procedimentos. Oportunidade também para as discussões das interfaces que ocorrem entre os Detrans e o Denatran.

Problemas regionais detectados no evento

Elmer Coelho Vicenzi, presidente do Denatran enfatizou a importância do encontro ao explicar que a reunião, trata-se de uma coordenação e alinhamento com a AND, para tomar contato com as realidades e com os problemas regionais, como uma forma de aproximar mais os diretores do que um encontro nacional e disse que o encontro é justamente para se debater um pouco, verificar quais são as dificuldades e caminhar juntos na busca de soluções para oferecer um serviço público de melhor qualidade à população.

Segundo Vicenzi, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sofreu duas grandes mudanças. A primeira conforme explica foi em janeiro, onde se acresceu alguns elementos de segurança; as marcas d’água visíveis à luz negra e mudanças no layout. Mas ele disse que a grande mudança ocorreu em maio, com a introdução do código de acesso rápido; o QR Code, que é um código de barras, no verso da carteira de motorista, para que qualquer pessoa possa fazer a conferência do documento, não só agentes de fiscalização e agentes de trânsito de uma maneira muito rápida e segura sem precisar estar conectado à internet.

Fiscalizações são intensificadas

As fiscalizações no Estado estão sendo intensificadas, segundo Albuquerque. O diretor explica que para esse objetivo, foi firmado um convênio com a Polícia Militar, e segundo ele, já tem um projeto em andamento na Assembleia Legislativa, onde existirá uma remuneração específica para os profissionais como agentes de trânsito, Polícia Militar para reforçar as ações de fiscalizações, além de ressaltar que as multas estão mais altas.

“O governo do Estado está mandando um projeto, onde cria um departamento próprio de fiscalização de trânsito. É um “escopo” do governo em premiar e priorizar a questão da fiscalização de trânsito, que é muito exitosa na Lei Seca e tem contribuído para mitigar as mortes no trânsito”, pontua Albuquerque.

Maio Amarelo

Segundo o presidente do Denatran, Elmer Vicenzi, o Maio Amarelo foi um dos movimentos que tiveram um maior engajamento público:

“A ONG Observatório Nacional vai fazer um balanço agora no dia 29 em São Paulo e só temos a agradecer todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito que se mobilizaram e fizeram o engajamento de toda a sociedade para a campanha, para essa “atenção”, por isso, o amarelo, para questão do trânsito”

O diretor-geral José de Albuquerque disse que o Detran está fechando o relatório, mas Rondônia, novamente, a exemplo do ano passado, teve um saldo de sucesso. ”Nós tivemos até um convite para ir para São Paulo, para sermos agraciados por esse trabalho”, destaca.



Deixe o seu comentário